Cotação do ouro avança em meio à tensão internacional

São Paulo – O contrato mais líquido do ouro disparou na sessão desta quinta-feira (12), impulsionado pelas renovadas ameaças comerciais tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, a escalada de tensões no Oriente Médio — que envolveram desde a retirada de funcionários americanos da região até sugestões de um ataque ao Irã — impulsiona o metal como um refúgio seguro.
O contrato de ouro com vencimento em agosto avançou 1,77% na Comex, divisão de metais da Bolsa de Nova York (Nymex), encerrando o dia a US$ 3.402,4 por onça-troy.
O metal precioso se valorizou após Trump ameaçar impor tarifas unilaterais nas próximas semanas, mantendo elevada a ansiedade comercial e a demanda por refúgios seguros, afirma o analista da Tradu.com, Nikos Tzabouras, em nota. Ao mesmo tempo, ele sinalizou baixa confiança nas negociações nucleares com o Irã, o que agrava os temores geopolíticos, segundo ele. A fraqueza do dólar e as compras persistentes de barras de ouro pelos bancos centrais ampliaram ainda mais a força do ouro.
Ainda assim, Irã e EUA devem retomar as negociações no fim de semana, e autoridades americanas sugeriram atrasos nas tarifas sobre os principais parceiros de negociação, escreve Tzabouras. Esses acontecimentos podem reduzir o apelo do ouro como refúgio seguro, mas o sentimento geral do mercado ainda favorece a valorização, acrescenta. O metal registrou 23 fechamentos recordes desde o início do ano, com investidores, assustados com as rápidas mudanças geopolíticas, comprando a commodity. Há também um certo impulso nesse movimento, já que os investidores sentem o medo de perder a alta do ouro. O preço do ouro subiu 29% neste ano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Continuamos otimistas e comprados em ouro, assim como em prata e platina e em muitas ações e títulos internacionais (em moeda local), que também estão se beneficiando da fraqueza do dólar”, disse o diretor de investimentos do Bleakley Financial Group, Peter Boockvar.
Reportagem distribuída pela Estadão Conteúdo
Ouça a rádio de Minas