Aumento no número de crimes financeiros acelera a busca por ferramentas de combate à lavagem de dinheiro

O crescimento no número de crimes financeiros no Brasil tem acelerado a busca por ferramentas de combate à lavagem de dinheiro. Bancos, corretoras e correspondentes cambiais têm recorrido a instituições especializadas em auditorias de prevenção a estes crimes. Até mesmo instituições financeiras internacionais começam a fazer parte do mercado de certificações no País. Em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Câmbio (Abracam), 154 correspondentes cambiais recorreram a certificações.
Até o começo de novembro deste ano, já eram 222, uma alta de 45%. O mercado de câmbio é considerado pelo Banco Central (BC) um dos mais sensíveis no combate à lavagem de dinheiro.
Veja, a seguir, outros destaques de Finanças:
Mercado de ativos digitais
Em um passo significativo para o fortalecimento do mercado de ativos digitais no Brasil, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinaram, no último dia 20, durante o Criptorama 2024, um acordo de cooperação técnica. O objetivo é promover ações educacionais conjuntas, disseminar conhecimento e aprimorar a integração entre o mercado de ativos digitais e o Ministério Público.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O acordo foi formalizado no painel “Transformação Jurídica: Criptoeconomia e o Futuro da Justiça Brasileira”, com a participação de Atalá Correia, juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Bernardo Srur, CEO da ABcripto, e Lorena Lessa, promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de Goiás. “Trata-se de um movimento que vai continuar a desafiar o universo jurídico”, disse Correia.
Fundos de investimento
Uma decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) trouxe um avanço significativo no campo do planejamento patrimonial e sucessório, impactando diretamente a forma como os fundos de investimento são geridos em transferências de titularidade por falecimento. Em julgamento, o ministro-relator, Gurgel de Faria, enfatizou que a alienação tributável não pode ser confundida com a transmissão hereditária, preservando o princípio da capacidade contributiva.
Para Jorge Coutinho, advogado especialista em direito tributário, a decisão é benéfica para famílias com patrimônios complexos, que reúnem diferentes tipos de ativos, como ações, renda fixa, imóveis e até contratos de câmbio.
Automação financeira
Levantamentos internos da LeverPro, empresa de soluções tecnológicas de inteligência, report e otimização da gestão financeira, apontam que a automação de controladoria e planejamento financeiro é uma realidade em apenas 2% das médias e grandes empresas brasileiras. As operações manuais, realizadas a partir de planilhas de computador, ainda predominam, como afirma o fundador e CEO da LeverPro, Alysson Guimarães.
Segundo o especialista, isso resulta em uma gestão financeira menos eficiente. Diante desse cenário, soluções tecnológicas surgem como alternativas para garantir mais agilidade e confiabilidade aos dados financeiros e, consequentemente, às análises e decisões estratégicas.
Ouça a rádio de Minas