CURTAS FINANÇAS | 13/11

Oferta suspensa
A oferta inicial de ações (IPO) da locadora de galpões e equipamentos industriais Tópico foi suspensa, segundo publicação no website da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A companhia havia pedido registro para a oferta em junho, em busca de recursos para fortalecer sua capacidade financeira e comprar rivais. Com ela, chegam a 67 os planos de IPOs cancelados no Brasil só em 2021, em meio a uma rápida deterioração do cenário macroeconômico do País. Ainda há cerca de 30 pedidos em análise na CVM, a maioria suspensa, enquanto as empresas preferindo esperar uma possível melhora do mercado antes de decidirem se levam suas ofertas adiante ou cancelam.
Elon Musk vende ações
O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, revelou uma venda adicional de ações da fabricante de carros elétricos no valor de cerca de US$ 687 milhões, conforme mostraram documentos regulatórios na sexta-feira (12), após ele se desfazer de cerca de US$ 5 bilhões em papéis no início da semana. Musk vendeu 587.638 e 52.099 ações detidas por seu fundo em 11 de novembro através de várias transações, de acordo com dois documentos separados. Musk, a pessoa mais rica do mundo e principal acionista da Tesla, escreveu no Twitter na semana passada que venderia 10% de suas ações se os usuários da plataforma de mídia social aprovassem a mudança.
Ações em alta na Europa
As ações europeias fecharam a sexta semana seguida de ganhos em nova máxima nesta sexta-feira, com resultados fortes da Richemont, dona da Cartier, encerrando uma temporada robusta de balanços corporativos. O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,29%, a 1.884 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,3%, a uma nova máxima de 487 pontos. O STOXX 600 terminou a semana com ganhos de 0,7%. O índice fechou em máximas recordes em quatro das cinco sessões desta semana. A Richemont saltou 10,9% e foi a ação de melhor desempenho no dia, depois de a empresa superar as estimativas de lucro de seis meses e dizer que está buscando investidores para seu negócio Yoox. As blue-chips francesas também terminaram a semana em máximas recordes, com a montadora Renault subindo 4,4% depois que o Morgan Stanley elevou sua ação.
Wall Street
Os índices acionários de Wall Street fecharam em alta nesta sexta-feira, com as principais ações de crescimento liderando o avanço conforme investidores olhavam para além de dados econômicos decepcionantes dos Estados Unidos. Apesar da alta na sessão, todos os três principais índices de ações dos EUA encerraram o pregão abaixo do nível de fechamento da última sexta-feira, interrompendo uma sequência de cinco semanas de avanços semanais. De acordo com dados preliminares, o S&P 500 subiu 0,72%, para 4.682,81 pontos, enquanto o Nasdaq Composite teve alta de 1,00%, para 15.860,58 pontos. O Dow Jones avançou 0,49%, para 36.098,76 pontos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Mercado chinês em baixa
As ações blue-chips da China fecharam em baixa na sexta-feira (12), uma vez que os papéis de incorporadoras recuaram após registrarem compras na sessão anterior diante de apostas de alívio nas políticas do setor imobiliário. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,21%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,18%. Na semana, o índice de Xangai ganhou 1,4%, maior alta semanal em dois meses. O CSI300 avançou 1%, maior ganho em cinco semanas.
Ouça a rádio de Minas