Declaração de IR 2025: brasileiros nos EUA enfrentam dupla obrigação fiscal; entenda

Com o início do período de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no Brasil, brasileiros residentes nos Estados Unidos precisam estar atentos a uma dupla obrigação fiscal. Além de declararem seus rendimentos no Brasil, eles também devem cumprir suas responsabilidades fiscais perante o governo americano.
A especialista da Spanner Consulting, Fernanda Spanner informa que a importância de compreender as exigências de ambos os países para evitar problemas. Nos Estados Unidos, o prazo para o envio da declaração e o pagamento do IR de pessoas físicas e famílias é geralmente até 15 de abril.
“Os EUA tributam a renda mundial, ou seja, todo o rendimento, independentemente de onde foi gerado, precisa ser informado à Receita Federal Americana (IRS)”, alerta Fernanda Spanner.
Segundo ela, isso significa que os brasileiros em solo americano devem declarar não apenas os rendimentos provenientes dos EUA, mas também os de outros países, incluindo o Brasil. A especialista lista, a seguir, as condições em que o brasileiro residente nos EUA precisa declarar sua renda:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- passou 183 dias ou mais no país dentro de um ano, mesmo sem visto permanente;
- possui Green Card, independentemente de onde viva;
- recebeu qualquer tipo de renda nos EUA, incluindo salários, investimentos ou aluguel de imóveis e
- recebeu dinheiro do Brasil acima do limite permitido sem declarar corretamente.
O que acontece caso os impostos não sejam declarados
O não cumprimento dessas obrigações pode acarretar sérias consequências. “Além de multas e juros sobre impostos não pagos, o IRS pode bloquear contas bancárias e até dificultar processos imigratórios, como a renovação de vistos ou o pedido de Green Card. O não cumprimento pode também resultar em auditorias e investigações sobre a origem da renda”, explica Fernanda Spanner.
Muitos bancos americanos exigem a regularização fiscal dos clientes para evitar problemas com as autoridades, o que pode afetar a movimentação bancária de quem não cumprir a legislação. Fernanda Spanner recomenda que os brasileiros residentes nos EUA busquem orientação especializada para evitar complicações fiscais.
“A temporada de tax season é um período crítico para garantir que todas as obrigações sejam cumpridas. Estar em dia com as declarações fiscais pode evitar complicações no futuro, tanto financeiras quanto relacionadas à imigração”, conclui.
Ouça a rádio de Minas