Dia dos Pais: veja dicas para escolher o presente sem comprometer o orçamento

No próximo domingo (10), o Dia dos Pais será celebrado em todo o Brasil. Para quem deixou a compra do presente para esta semana, é fundamental ter atenção a alguns pontos para não comprometer o orçamento.
O ideal é que cada data comemorativa e festividade da família seja sempre incluída em um planejamento anual, seja em uma planilha ou mesmo em um caderno. Essa previsão pode ser feita com 12 meses de antecedência.
A realidade, porém, é que a maioria das pessoas não se planejou para a data e agora precisa correr atrás do prejuízo. Veja a seguir um passo a passo para garantir o presente do papai sem colocar as finanças em risco.
- Busque por opções diferentes: com pouquíssimo investimento, é possível impressionar muitas vezes mais do que gastando muito com um presente.
- Verifique a real necessidade do item escolhido: certifique-se de que o seu pai realmente precisa do item e busque unir o útil ao agradável. A partir daí, pesquise em vários lugares antes de decidir onde comprar.
- Respeite sua condição financeira: compre um presente que caiba no seu bolso. Nessa época, o comércio faz muitas promoções, basta analisar e ver se vale a pena.
- Divida o presente com outros parentes: você pode optar por comprar algo com sua mãe e seus irmãos (de forma on-line, de preferência) para dividir o valor do presente.
- Cheque o valor da prestação: caso não tenha guardado dinheiro, verifique quanto de prestação ainda cabe no seu orçamento mensal.
- Faça do seu presente uma ajuda: se seu pai estiver endividado, ajude-o a sanar esse problema, mas dê a ele também um livro ou curso de educação financeira, para que isso não ocorra novamente.
- Atenção ao custo agregado: cuidado com presentes que possam ter custos agregados, como celular ou cachorro.
- Faça um evento: você pode preparar ou pedir algo especial para um almoço ou jantar, ou realizar um passeio que ele goste.
- Tenha uma conversa franca com seu pai: caso não dê para comprar nenhum dos presentes que você tem em mente, converse com o seu pai e planeje-se para poder presenteá-lo em outra ocasião.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas