Finanças

Digitalização dos serviços financeiros muda hábitos dos brasileiros; veja a pesquisa

As fintechs mudaram a forma como os brasileiros usam o dinheiro e se relacionam com os bancos
Digitalização dos serviços financeiros muda hábitos dos brasileiros; veja a pesquisa
Foto: Adobe Stock

A digitalização dos serviços financeiros é uma realidade no setor bancário brasileiro, com as fintechs conquistando mais notoriedade nos últimos anos. De acordo com um estudo realizado pela plataforma de pesquisa Opinion Box, 66% dos entrevistados afirmam que os bancos digitais mudaram a forma como usam o dinheiro.

O estudo apresenta novos hábitos dos brasileiros na relação com os bancos: 45% dos respondentes relatam não lembrar a última vez que foram a uma agência bancária e 58% não lembram a última vez em que foram ao banco para sacar “dinheiro físico”.

Os aplicativos são os canais de atendimento mais utilizados no Brasil, com 78% dos clientes, mas 43% dos entrevistados disseram que costumam utilizar o WhatsApp. Já os meios físicos como caixas eletrônicos e agências bancárias aparecem logo em seguida, com 33% e 32%, respectivamente. Outros destaques são: chat on-line (30%); sites e telefones, estes últimos empatados com 23%.

O levantamento aponta que os aplicativos também são os canais preferidos dentre os vários meios utilizados pelos brasileiros para comunicação com os bancos, com 48% dos respondentes. Essa proporção é mais que o dobro da parcela de pessoas que preferem o WhatsApp (20%) ou o chat on-line (11%).

No entanto, 44% consideram que é muito trabalhoso entrar em contato com os bancos no País. Para 38% dos entrevistados, os bancos nunca pensam nas pessoas e 28% afirmam ter tido alguns problemas com essas instituições. Inclusive, 23% dos respondentes disseram que, se pudessem, não seriam clientes de nenhum banco.

Brasileiros são clientes fieis a bancos

Homem segurando um celular e um cartão de crédito.
Foto: Adobe Stock

Apesar de algumas pessoas relatarem algumas dificuldades na relação com os bancos, o levantamento feito pela Opinion Box também apresenta um cenário de fidelidade por parte dos usuários. Mais da metade (52%) considera improvável ou muito improvável a mudança de banco nos próximos 12 meses. Por outro lado, apenas 22% avaliam como provável ou muito provável essa troca.

Além disso, 65% dos respondentes relataram ser clientes do mesmo banco há mais de cinco anos, sendo que 39% já estão há mais de dez anos com a mesma instituição bancária.

A oferta de cartão de crédito sem anuidade foi apontado por 59% do público como o principal fator para uma possível mudança de banco, enquanto. Logo em seguida aparecem os programas de vantagens e fidelidade, com 55% dos entrevistados.

A facilidade de resolver tudo pela internet ou pelo celular (42%), as tarifas mais baixas (41%) e os programas de investimentos (31%) também estão entre os mais mencionados. Apenas 3% afirmam que nada faria com que eles trocassem de banco atualmente.

Os cartões de crédito (80%) e de débito (71%) são os serviços bancários mais populares no Brasil. Em seguida aparecem os investimentos, com 44% dos respondentes, os empréstimos e financiamentos, com 26% e 17%, respectivamente.

Quanto à questão relacionada ao gasto mensal com serviços bancários, 37% dizem que não possuem gastos com este tipo de tarifa, enquanto 24% das pessoas relataram que possuem gastos na faixa entre R$ 11 e R$ 50 por mês.

Top of mind do setor bancário

Agência do Banco do Brasil.
foto: Leonardo Benassato/Arquivo

A pesquisa realizada pela Opinion Box também apresenta os bancos mais conhecidos, com maior base de clientes e o considerado melhor na visão dos entrevistados. Dentre as instituições citadas, três se destacam: Banco do Brasil, Itaú e Nubank.

Dentre as mais conhecidas pelos brasileiros, seis instituições se destacam sendo mencionadas por mais de 80% dos respondentes, são elas:

  • Caixa (89%),
  • Banco do Brasil (88%),
  • Itaú (88%),
  • Bradesco (88%),
  • Nubank (88%)
  • e Santander (85%).

O Top 10 fecha com C6 Bank (77%), Inter (75%), Sicoob (63%) e Safra (60%).

Já o Nubank apresentou a maior base de clientes no estudo, com 49% dos entrevistados afirmando ser cliente do banco digital. Em seguida aparecem: Caixa (38%), Banco do Brasil (37%), Itaú (30%), Bradesco (28%), Santander (24%), Inter (23%) e C6 Bank (22%).

Do ponto de vista de 18% dos respondentes, o Banco do Brasil e o Itaú são as melhores instituições desse segmento. Outros 16% preferem o Nubank e 10% citaram o Santander e o Bradesco.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas