Febraban e Serasa promovem mutirão para renegociação de dívidas; saiba como participar
Mais de 160 instituições bancárias participarão do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que começa neste sábado (1º) e segue até 30 de novembro. O objetivo da ação é ajudar o consumidor a negociar dívidas bancárias e reequilibrar as finanças, além de incentivar a educação financeira.
O mutirão é uma das iniciativas previstas no acordo de cooperação técnica assinado entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central do Brasil para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco. A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o País.
Durante a ação, os bancos participantes oferecerão parcelamentos, descontos no valor das dívidas ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme suas políticas de crédito. Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades contraídas junto a bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem sejam prescritas.
Todas as informações sobre o mutirão, assim como a lista completa das instituições participantes e os canais de atendimento oferecidos pelos bancos, estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia, da Febraban.
As dívidas podem ser consultadas no sistema Registrato, do Banco Central, que permite acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), com a relação de débitos junto às instituições financeiras.
As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr. Vale ressaltar que, para isso, é preciso ter uma conta Prata ou Ouro no gov.br.

O diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, Amaury Oliva, garante que os bancos estão empenhados em oferecer condições especiais para a negociação de dívidas em atraso e contribuir para a recuperação financeira dos consumidores.
“A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora. Também traz conteúdo relevante de orientação financeira”, afirma Oliva.
Negociação de dívidas não bancárias
A Serasa é uma das parceiras da ação e também promoverá a 34ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome. Nessa iniciativa, o consumidor poderá quitar dívidas não bancárias em atraso com descontos a partir desta segunda-feira (3) até 30 de novembro. A ação ocorre em um momento decisivo, quando milhões de brasileiros planejam o uso do 13º salário e buscam uma chance real de começar o novo ano sem dívidas.
A iniciativa abrange dívidas com empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, universidades e financeiras. Com a inadimplência no Brasil no maior patamar da história, a Serasa está oferecendo descontos que podem chegar a 99%, além de novas opções de parcelamento a partir de R$ 9,90.
Mais de 1,6 mil empresas parceiras participam da iniciativa, que conta com o apoio dos Correios, oferecendo atendimento gratuito em suas agências em todo o País. Para negociar dívidas presencialmente, basta escolher a unidade mais próxima e solicitar, no balcão de atendimento, o serviço Serasa Limpa Nome.
Ouça a rádio de Minas