Finanças

FED eleva juros em 0,50 ponto percentual

FED eleva juros em 0,50 ponto percentual
Crédito: REUTERS/Kevin Lamarque

Washington – O Federal Reserve elevou as taxas de juros em 0,50 ponto percentual nesta quarta-feira e projetou pelo menos 0,75 ponto percentual adicional de alta nos custos de empréstimos até o final de 2023, bem como um aumento no desemprego e uma quase estagnação do crescimento econômico.

A projeção do banco central dos EUA de que a meta da taxa básica de juros subirá para 5,1% em 2023 é um pouco maior do que investidores esperavam antes da reunião de política monetária de dois dias desta semana.

Apenas duas das 19 autoridades do Fed acreditam que a taxa de juros de referência overnight ficará abaixo de 5% no próximo ano, um sinal de que eles ainda sentem a necessidade de seguir em sua batalha contra a inflação, que tem rondado os maiores patamares em 40 anos.

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que é muito cedo para falar sobre corte na taxa de juros do banco central dos Estados Unidos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Nosso foco agora é realmente mudar nossa postura de política monetária para uma que seja restritiva o suficiente para garantir um retorno da inflação para nossas metas de 2% ao longo do tempo, não é corte de juros”, afirmou Powell em entrevista coletiva após a reunião de definição da taxa básica do Fed.

Powell, disse também que dados recentes mostrando pressões de preços mais baixas ainda não são suficientes para o banco central norte-americano mudar sua perspectiva para o salto dos preços.

“Os dados de inflação recebidos até agora em outubro e novembro mostram uma redução bem-vinda no ritmo dos aumentos de preços, mas serão necessárias substancialmente mais evidências para dar confiança de que a inflação está em uma trajetória descendente sustentada”, disse.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas