Fintech mineira é autorizada a ativar o ITP-PIX

A fintech mineira U4C acaba de ser aprovada para ativar o serviço de Iniciação de Transações de Pagamento – ITP PIX, no contexto do Open Finance Brasil. A empresa cumpriu com sucesso todas as fases pela Estrutura do Open Finance Brasil, em parceria com a fintech Iniciador. Hoje, somente 15 instituições no País estão aptas a atuar nessa frente.
“Somos um hub de soluções PIX , principalmente em relação a ITP. E veja que interessante: entre as 15 instituições em operação plena de ITP, apenas quatro possuem, atualmente, o desenho para atuar como uma hub de serviços. Também somos a única fintech que oferece contas digitais White-label ofertando o serviço de ITP”, comemora o CEO, Túlio Iannini.
O empresário explica que, a partir de agora, os clientes B2B, ou seja, aqueles que oferecem a Conta Digital com a marca própria, poderão oferecer mais esse serviço ao mercado. “Trata-se de um grande diferencial a ser explorado, pois ainda pouquíssimas empresas conseguem oferecer esse tipo de serviço”, comemora. Segundo ele, hoje existem 63 IPs autorizadas pelo Banco Central e apenas três estão atuando em operação plena.
Compartilhamento de dados – Antes chamado de Open Banking, o Open Finance permite que os clientes das instituições financeiras, de pagamentos e outras autorizadas a funcionar no Brasil pelo Banco Central, autorizem o compartilhamento de seus dados com outras instituições com as quais desejam contratar crédito, investimentos ou apenas centralizar, em um só aplicativo, as diversas movimentações financeiras que possuem em diferentes bancos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O open finance faz parte do movimento de modernização do sistema financeiro iniciado há alguns anos no País e que levou ao lançamento do PIX em 2020”, explica Iannini.
A expectativa do CEO é de iniciar a oferta para as empresas parceiras ainda este mês. “Estamos vendo um crescimento acelerado no número de pagamentos via PIX . Em abril deste ano, chegou a 11,5% no comércio eletrônico – frente aos 2,6% dos pedidos no comércio eletrônico no mesmo período do ano passado -, alcançando marca histórica desde a implementação do meio de pagamento instantâneo, em novembro de 2020”, diz o empresário.
A participação do PIX em faturamento também segue em alta no varejo digital e representou 4% do faturamento total, no mesmo mês. O maior índice de 2022 e segundo maior da história, ficando somente atrás de dezembro de 2021, que apontou 4,2% – impulsionado pelas compras de Natal e fim de ano.
“Hoje, as operações por PIX no comércio eletrônico são realizadas por meio de leitura de QRCode com o recurso Copia e Cola. Com as operações de ITP, as compras ficarão bem mais amigáveis, levando a tendência de ser o padrão para as compras online”, ressalta Iannini. Segundo ele, um estudo realizado pela ConQuist Consultoria mostra que 71% dos brasileiros preferem fazer a compra de um produto ou contratar um serviço pelo website da empresa, depois da chegada da Covid-19. Antes, esse percentual era de 53%, representando um crescimento de 18%.
O CEO da U4C destaca ainda que a fintech pretende figurar entre as primeiras em volume de operações de ITP e, para isso, abriu uma nova oportunidade para investidores que desejam aproveitar essa fase do mercado e da empresa.
Ouça a rádio de Minas