Fitch eleva o rating do Banco Mercantil

O Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao público 50+, teve seu Rating Nacional de Longo Prazo elevado pela Fitch Ratings de A+(bra) para AA-(bra), com perspectiva positiva, sinalizando que a agência vê potencial para que o banco obtenha novas elevações no médio prazo. O Rating Nacional de Curto Prazo também foi revisado para cima, passando de F1(bra) para F1+(bra), atingindo o patamar máximo permitido nessa escala.
A elevação do rating reflete a consolidação e a solidez do modelo de negócios do Banco Mercantil, que se destaca no segmento de crédito consignado, segundo a instituição financeira. De acordo com a agência, o banco mantém uma posição competitiva no mercado, sendo o quinto maior pagador de benefícios do INSS e direcionando seu foco estratégico para o público 50+, um segmento em forte crescimento.
A Fitch destacou a alta rentabilidade, a capitalização robusta e a qualidade da carteira de crédito do banco como fatores-chave para a elevação. A agência também ressaltou a expansão da presença física para 41 novas cidades em 2025, a ampliação dos canais digitais e o aumento de receitas de prestação de serviços, que reforçam o ganho de escala e a eficiência operacional da instituição.
A perspectiva positiva para o rating de longo prazo sinaliza que a Fitch vê potencial para novas elevações no médio prazo, refletindo a visão de que o banco seguirá alinhando crescimento com risco controlado, geração consistente de capital e estabilidade operacional.
Balanço
De acordo com balanço financeiro divulgado recentemente, o Mercantil registrou lucro líquido recorde de R$ 243 milhões no segundo trimestre. Esse desempenho representa uma alta de 34% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A rentabilidade do Banco Mercantil também evoluiu no período. O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) dos últimos 12 meses alcançou 46%, com avanço de 8,4 pontos percentuais na base anual.
De acordo com a instituição financeira, a carteira de crédito totalizou R$ 19,3 bilhões ao fim do segundo trimestre, ampliando em 24,5% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Além disso, 80% das operações de crédito foram realizadas por meio dos canais digitais.
No segmento de prestação de serviços, as receitas do banco somaram R$ 207 milhões no segundo trimestre, com alta de 18% na comparação anual. O crescimento tem sido impulsionado principalmente por produtos como seguros e assistências, que já representam 72,4% desse total, enquanto às tarifas, hoje representam um pouco mais de 20%.
A base de clientes da instituição chegou a 9,1 milhões no segundo trimestre, representando um aumento de mais de 70% nos últimos três anos e de 6% na comparação com o mesmo período em 2024.
Ainda de acordo com o Mercantil, somente em 2025, foram inauguradas 43 novas unidades em praças estratégicas de dez estados brasileiros, reforçando a presença da marca em centros urbanos relevantes e complementando sua estrutura de atendimento, que hoje conta com 321 agências ativas em todo o território nacional.
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