Finanças

Fitch reitera o rating do Brasil em BB

Incertezas fiscais seguem como uma fonte de risco macroeconômico mais amplo
Fitch reitera o rating do Brasil em BB
Crédito: Reprodução Adobe Stock

São Paulo – A Fitch Ratings reiterou o rating do Brasil em “BB”, com perspectiva estável. A nota é limitada pela alta e crescente razão dívida/Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além da rigidez orçamentária, baixos índices de aprovação do governo e crescimento potencial relativamente baixo.

Segundo a agência de classificação de risco, as incertezas fiscais continuam como uma fonte de risco macroeconômico mais amplo, conforme visto na recente volatilidade do mercado. Reformas estruturais para abordar desequilíbrios provavelmente não se tornarão mais claras antes das eleições de 2026.

Ainda assim, o rating é apoiado pela economia grande e diversificada do País, além de contas externas sólidas, que podem oferecer resiliência a choques, e mercados locais que apoiam a flexibilidade do financiamento soberano e uma baixa participação da dívida em moeda estrangeira.

Projeções da agência

A relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) do País deve chegar a 79,3% em 2025 e aumentar a um ritmo anual de 3 pontos percentuais, afastando-se da taxa observada em outros países com rating “BB”, de 53%, na mediana, afirmou a agência.

Em relatório, a agência mencionou que o Tesouro conseguiu financiar com sucesso o déficit nas contas públicas no mercado doméstico, mas aumentando a parcela de LFT, títulos com remuneração determinada pela Selic. “Um grande colchão de liquidez (7,5% do PIB em abril) ajudou o Tesouro a passar pela volatilidade recente”, acrescentou.

A Fitch aponta que o Poder Executivo enfrenta resistência crescente do Congresso a aumentos de impostos, mas que as pressões por aumento de despesas seguem elevadas e que o pacote fiscal apresentado pelo governo no final do ano passado para melhorar o aspecto estrutural do orçamento “agravou, em vez de afastar, as incertezas, provocando volatilidade no mercado”.

Reportagem distribuída pela Estadão Conteúdo

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas