Finanças

Terceirização de gestão de recebíveis está em alta; veja os motivos

Empresa mineira 3P deve alcançar a marca de R$ 1 bilhão em carteira até o fim de outubro, com expansão recorde de 25% neste ano
Terceirização de gestão de recebíveis está em alta; veja os motivos
A 3P Gestão de Recebíveis atua em mais de 70 cidades de 7 estados | Crédito: Divulgação Glenio Campregher

Estimulado pela inadimplência e pela dificuldade das empresas em gerir com eficácia uma grande carteira, o mercado de terceirização do serviço de gestão de recebíveis vem crescendo e, neste cenário, a empresa mineira 3P Gestão de Recebíveis se prepara para alcançar a marca de R$ 1 bilhão em gestão de carteiras até o fim de outubro, o que vai representar um crescimento recorde de 25% neste ano. “Antecipamos a meta em dois meses”, destaca o diretor comercial e sócio da empresa, Alfredo Fernandes.

Em 2023, a 3P , que atua nos segmentos de loteamentos, incorporadoras, clubes e parques aquáticos, registrou incremento de 15% na comparação com o ano anterior, totalizando uma gestão de carteira da ordem de R$ 700 milhões. O executivo explica que os primeiros anos de expansão da empresa foram fruto das indicações dos clientes. “Em 2024, começamos a participar de eventos e a investir em marketing para divulgar a empresa”, conta.

Com cinco anos de atuação no mercado, a empresa ampliou a operação e está presente em sete estados brasileiros, nas regiões Sudeste e Nordeste – Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Maranhão –, totalizando mais de 70 cidades atendidas.

Vantagens da terceirização

Fernandes ressalta que a terceirização de serviços de gestão de recebíveis, que envolve o controle e administração dos créditos a receber de uma empresa, como as cobranças, tem se tornado essencial para as empresas que buscam otimizar seus processos financeiros.

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“Sabemos dos múltiplos desafios dos empreendedores com seleção e a falta de pessoal qualificado na gestão da carteira com foco em recuperação de crédito e melhoria do fluxo de caixa. Por isso, nosso mercado segue em ascensão como resposta eficaz a essas dores, oferecendo uma gestão especializada que permite que as empresas se concentrem em suas atividades principais, entregando resultados mais assertivos”, ressalta.

O executivo conta que um dos desafios enfrentados pela empresa é o desconhecimento sobre a importância da gestão especializada de recebíveis. “Muitas empresas ainda não conhecem o serviço”, observa.

Ele explica que a 3P não é uma empresa de cobrança e sim uma empresa de gestão. “Uma empresa de cobrança tem atuação no nicho de inadimplentes. Agora, quando falamos em gestão isso envolve o desenvolvimento de um trabalho para evitar a inadimplência ou mesmo diminuir o percentual existente”, esclarece.

O diretor destaca que, ao optar pela terceirização da cobrança e gestão de recebíveis, o empresário otimiza seu tempo e pode concentrar-se no crescimento do seu negócio, além de resultar em maior eficiência na recuperação de recebíveis.

Fernandes afirma que os recebíveis são as parcelas de uma compra feita a prazo e representam o maior ativo das empresas. “Só que a gestão dos recebíveis não representa o core business (atividade principal) da empresa. No caso do loteador, por exemplo, o core é buscar uma área, aprovar e vender”, diz.

“Ao delegar essas funções a especialistas, como a 3P, as empresas podem assegurar uma gestão mais eficaz das suas finanças e uma recuperação de crédito mais ágil, promovendo assim uma saúde financeira mais robusta e sustentável”, frisa.

Origem da 3P

Fernandes lembra que a 3P nasceu como uma empresa de gestão de recebíveis de loteamento, com foco nos pequenos e médios empreendimentos. “Diferente das incorporações, os loteamentos não possuem um agente financeiro por trás. Se uma empresa lança um prédio, ela conta com a Caixa e outros bancos para fazer o financiamento. No caso do loteador, 100% são carteira própria, não tem nenhum agente financeiro. Então, ele tem que gerir todo esse financiamento”, explica.

A partir desse trabalho foram surgindo demandas de outros setores, como o de parques aquáticos, que é uma área com índice de inadimplência alto, normalmente na casa dos 35% a 40%. O diretor diz que foi desenvolvido o trabalho para um de seus clientes neste segmento e o patamar da inadimplência passou para de 8% a 11%. “Não adianta apenas a empresa vender muito e não receber”, observa.

Diante das necessidades do mercado, a meta de crescimento da 3P para 2025 é de 30%. Sediada em Belo Horizonte, a empresa possui atualmente 40 colaboradores. A 3P atua desde o lançamento de empreendimentos bem como em carteiras já em andamento. “O mercado está passando a enxergar a necessidade da profissionalização da gestão dos recebíveis”, frisa.

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