Governo de Minas lança IPVA Digital, plataforma para pagamento de tributos

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), lançou nesta quinta-feira (5) o IPVA Digital, plataforma que pretende facilitar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).
A nova ferramenta já está disponível no site da SEF e visa simplificar o processo, permitindo que os motoristas realizem as transações com menos cliques e maior agilidade.
O sistema ainda é conectado diretamente à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), antigo Detran, que atualiza em tempo real as condições e pendências tributárias.
O pagamento continua podendo ser feito com a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que é a guia de recolhimento, ou via Pix.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Novidades na plataforma
A nova plataforma permite que, ao digitar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o cidadão visualize em uma única tela todos os débitos relacionados ao veículo. O sistema também oferece a opção de emitir comprovantes de pagamentos de IPVA e TRLAV, além de ser integrado à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), que atualiza em tempo real as pendências tributárias.
Uma das inovações do IPVA Digital é a possibilidade de agrupar os tributos de veículos pelo CPF do proprietário, o que facilita a consulta e emissão de guias de pagamento para quem possui mais de um veículo. Inicialmente, o limite será de até dez veículos por CPF.
O acesso ao sistema é feito por meio da autenticação no aplicativo gov.br, que permite ao proprietário visualizar o histórico e status de todos os veículos registrados em seu nome.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2024 já está sendo exigido em Minas Gerais. Para obter o documento, os proprietários devem estar em dia com o pagamento do IPVA, TRLAV e eventuais multas.
(Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas