Finanças

Identidade lucrativa é tema do novo episódio do podcast Mercado & Finanças, com Julio Alves

CEO da JA Strategy, Julio Alves, conversa sobre inovação e estratégia mercadológica no segundo episódio da série lançada pelo Diário do Comércio neste mês
Identidade lucrativa é tema do novo episódio do podcast Mercado & Finanças, com Julio Alves
Julio Alves ressalta que a marca representa a principal diferenciação de uma empresa no mercado | Crédito: Diário do Comércio / Juliana Gontijo

Com o objetivo de trazer informações relevantes para o seu público, o podcast Mercado & Finanças, do Diário do Comércio, vai abordar em seu próximo episódio, liberado na segunda-feira (30), a identidade lucrativa, com o CEO da JA Strategy, Julio Alves. Ele possui mais de 30 anos de experiência no mercado da indústria criativa, atuando com foco em inovação e estratégia mercadológica para produtos e serviços.

O especialista trabalha com strategy design, que é um processo criativo que elabora uma estratégia, capaz de ativar as competências de uma organização para a construção da sua diferenciação e que expressem seus valores, benefícios, conteúdos funcionais, estéticos, emocionais e simbólicos da marca.

Durante a conversa com o articulista mais jovem do Diário do Comércio, o advogado Davi Motta Maciel, Julio Alves dá dicas sobre a construção da marca, entre elas, a necessidade de estudar o cliente e saber a essência da empresa para viabilizar a marca. “É preciso entender o seu verdadeiro diferencial. A maior diferenciação de uma empresa é a sua verdade, a sua essência”, frisa.

O especialista em estratégia de diferenciação mercadológica observa que marca é, muitas vezes, confundida com logomarca, que é um desenho, símbolo, a identidade visual de uma empresa.  “O principal de uma marca é a relação que se constrói entre o produto, o negócio e as pessoas. E essa relação vai servir para o negócio crescer”, diz.  

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Alves trabalhou no grupo mineiro de moda nos anos 80 e participou da criação das principais marcas de moda do Brasil. “Naquela época, as empresas precisavam de uma mistura de arquitetura, comunicação e design ao mesmo tempo, essa era a base da construção de marca naquele momento. Pela diversidade de conhecimentos que eu tinha, eu pude atuar com a construção da marca”, conta.

Para ele, um dos desafios no desenvolvimento de uma marca é justamente a falta de um projeto para que isso seja viabilizado, levando em consideração as diversas ferramentas disponíveis como a logomarca e a publicidade, dosadas de acordo com o ramo de atuação no mercado. “Só que as pessoas contratam esses serviços separadamente e eles podem acabar não conversando”, observa.

Além disso, o designer estratégico ressalta que, na maioria dos casos, a marca não é pensada junto com outros aspectos dos negócios, como estoque, preço, localização e escolha de profissionais. “A construção de marca é muito parecida com a arquitetura da construção civil. É necessário ter um projeto, em seguida você constrói a base, as paredes, faz o acabamento, decora e faz o jardim”, explica.

Alves ressalta que o Brasil é “um país repleto de criativos”, com profissionais de qualidade, reconhecidos mundialmente. No entanto, ele acrescenta que há pouco estímulo à perpetuação dos negócios. Apesar das dificuldades, o especialista aconselha que os futuros empreendedores tenham persistência, já que ainda há oportunidades no Brasil que não existem em outros países.

Como acessar os conteúdos

Os podcasts do Mercado & Finanças têm duração média de 45 minutos e são liberados quinzenalmente às segundas-feiras. São vários os canais de distribuição do conteúdo: YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Spotify, Deezer e o portal Diário do Comércio.

Já foram definidos outros temas, como inovação digital, mulheres que inspiram e liderança na saúde. No episódio de estreia, liberado no último dia 16, o entrevistado foi CEO do BH Airport, Daniel Miranda, que falou sobre as curiosidades do universo a aviação, entre elas, receitas e tarifas, composição acionária, além dos desafios na sua carreira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas