Finanças

INSS cancela autorização de oito instituições financeiras para crédito consignado; veja quais

Medida inédita atinge instituições que descumpriram requisitos e protege aposentados e pensionistas de práticas inadequadas
Atualizado em 7 de agosto de 2025 • 16:13
INSS cancela autorização de oito instituições financeiras para crédito consignado; veja quais
Foto: Rafa Neddermeyer / Agencia Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cancelou, nessa terça-feira (5), a autorização para que oito instituições financeiras realizem novas operações de crédito consignado utilizando a folha de pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas como garantia.

De acordo com a entidade, a decisão foi baseada em processo administrativo que comprovou o descumprimento, por parte dessas instituições, dos requisitos necessários para oferecer o serviço de forma adequada e digna aos segurados do INSS.

Esta é a primeira vez que o órgão cancela acordos de cooperação técnica (ACTs) dessa natureza. O instituto reforça o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com a proteção dos direitos dos beneficiários, que devem ser sempre tratados com respeito e dignidade.

Vale ressaltar que os contratos de crédito já firmados permanecem válidos. No entanto, as oito instituições financeiras ficam proibidas de realizar novas operações ou refinanciamentos com desconto em folha de pagamento do INSS.

Veja a lista de instituições financeiras com ACTs para crédito consignado cancelados:

  • CDC Sociedade de Crédito Direto S.A.;
  • HBI Sociedade de Crédito Direto S.A.;
  • Banco Seguro S.A.;
  • Via Certa Financiadora S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento;
  • Casa do Crédito S.A. – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S.A. (Valor Financiamentos);
  • Banco do Nordeste do Brasil S.A. – BNB;
  • Banco Industrial do Brasil S.A.

Após a publicação desta matéria, a Via Certa Financiadora entrou em contato com a reportagem para esclarecer, por meio de nota, que a instituição já não oferece crédito consignado do INSS através de seu convênio próprio há mais de dois anos. A empresa lembra que a última operação foi realizada no dia 14 de março de 2023.

O encerra mento desse serviço ocorreu por decisão mercadológica alinhada ao seu planejamento estratégico. Confira a nota oficial da Via Certa Financiadora na integra:

A informa que, por decisão mercadológica alinhada ao seu planejamento estratégico, não oferece crédito consignado INSS através de seu convênio próprio há mais de dois anos. A última operação deste tipo foi realizada em 14 de março de 2023.

Depois desta data, diante da descontinuidade da operação, optamos por não renovar os requisitos necessários para a venda do produto, o que, naturalmente, resultou no cancelamento dos Acordos Técnicos para Crédito Consignado (ACTs).

Informamos também que todas as informações sobre os nossos contratos estão disponíveis em balanços financeiros publicados periodicamente. Reforçamos o nosso compromisso com a ética e a transparência que marcam a nossa história de 23 anos e estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.

(Com informações do INSS)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas