Finanças

Jovens recebem capacitação sobre sistema tributário do Brasil  

Ação integra programação do Dia Livre de Impostos, promovido pela Fundação CDL/BH, para oferecer informações sobre os impactos dos impostos no consumo
Jovens recebem capacitação sobre sistema tributário do Brasil  
Crédito: Divulgação CDL-BH

Mais de 45% dos jovens brasileiros, com idades entre 15 e 24 anos, ainda têm conhecimentos abaixo do nível considerado adequado em educação financeira, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgados em julho de 2024. Apesar da melhora em relação a 2015, quando o índice era de 53%, o Brasil ocupa apenas a 18ª posição entre 20 países avaliados.

Diante desse cenário, a Fundação CDL-BH, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a CDL Jovem BH, vem promovendo uma série de ações educativas voltadas à compreensão do sistema tributário brasileiro. As atividades fazem parte do Programa Estudo e Trabalho, que atende cerca de 500 jovens, e culminam com visitas ao Ponto Cultural CDL nos dias 13 e 16 de maio.

Durante os encontros, os participantes têm a oportunidade de visualizar, de maneira prática e didática, conceitos apresentados em palestras sobre tributos, carga fiscal e impacto no consumo. O acervo inclui marcos históricos da economia nacional, como o período da hiperinflação na Era Sarney, a troca de moedas, o surgimento dos cartões de crédito no varejo e a mudança de comportamento do consumidor frente ao poder de compra e aos juros.

“A ideia é levar a esses jovens conhecimento sobre o sistema tributário brasileiro e, a partir disso, permitir que eles tenham maior consciência sobre o valor que pagam nos produtos e entendam que a justiça fiscal é o melhor caminho para a sustentabilidade de empresas e de consumo”, explica o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Manifestação contra impostos

As ações educativas integram a programação do Dia Livre de Imposto (DLI), que será realizado nacionalmente em 29 de maio. Em sua 19ª edição, o DLI é um protesto contra a elevada carga tributária brasileira e pretende conscientizar a população sobre o impacto direto dos impostos no poder de consumo e no crescimento do país.

Durante o evento, milhares de produtos serão vendidos sem a incidência de tributos, permitindo que os consumidores percebam, na prática, o quanto os impostos encarecem bens e serviços. Além disso, manifestações em diversas cidades reforçarão a importância de um reforma tributária ampla e justa.

“O DLI tem como propósito facilitar o entendimento do nosso sistema tributário e também reivindicar uma reforma que permita estabilização econômica, desenvolvimento de empresas, menor impacto na renda das famílias e melhor aproveitamento da arrecadação”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Criado em 2007 pela CDL Jovem BH e CDL/BH, o Dia Livre de Impostos se consolidou como um movimento nacional em defesa da transparência fiscal e da melhor aplicação dos recursos arrecadados.

Empresários interessados em aderir à iniciativa podem se inscrever por meio do site.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas