Liderança na saúde é tema da edição do Mercado&Finanças

Sempre abordando informações relevantes para a economia de Minas Gerais, o podcast Mercado&Finanças, do Diário do Comércio, vai discutir, na próxima edição – programada para o dia 9 de novembro – os desafios da liderança na saúde e como consolidar empresas em um mercado complexo e competitivo.
A conversa será com o diretor-presidente da Rede Mater Dei, José Henrique Dias Salvador. Com sede em Belo Horizonte, a rede é uma das maiores de Minas Gerais e está entre as melhores redes de hospitais do Brasil.
No episódio, Salvador, que é da terceira geração da família, destacou os principais pilares que diferenciam o Mater Dei no mercado. Graduado em administração de empresas, Salvador iniciou a carreira no Mater Dei como estagiário.
Como parte do planejamento sucessório do grupo, Salvador fez especialização em gestão hospitalar e possui o MBA na Universidade de Columbia (EUA). Ao longo da carreira, trabalhou no Dasa, no Hospital Sírio Libanês e no Hospital Albert Einstein. Retornou ao Mater Dei como gerente administrativo, tornando-se diretor comercial da rede, passou para Diretoria de Operações da companhia até chegar ao cargo de diretor-presidente.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Pilares garantem alto padrão da Rede Mater Dei
Conforme Salvador, para se diferenciar no mercado hospitalar, que é muito competitivo, a rede segue pilares que moldam todas as unidades. A ação é importante por manter um atendimento de padrão diferenciado. Entre os pilares estão a qualidade de atendimento e médica e o cuidado com o paciente. Há ainda a sustentabilidade financeira e o relacionamento com clientes, operadoras e demais envolvidos nos processos.
“Temos algumas questões que são pilares do modelo da rede Mater Dei, que vieram desde o início. Então, o pilar da qualidade assistencial e da qualidade médica é algo que a gente não abre mão em nenhuma hipótese. Brigamos muito, todos os dias, para que a qualidade intrínseca do produto que a gente entrega seja preservada”, ressalta.
Um outro pilar importantíssimo, segundo Salvador, é a experiência do paciente. “Não tem ninguém mais importante do que o paciente nas nossas instituições. Lutamos muito para que a experiência do paciente seja desenvolvida e que o paciente também possa participar do seu cuidado”, explica.
O diretor-presidente da Rede Mater Dei também destaca a importância do pilar da sustentabilidade financeira. “Para a gente reinvestir, nós precisamos de ter processos eficientes, estrutura de capital adequada e nós precisamos de gerar valor, inclusive financeiro, para sustentar a instituição ao longo do tempo”, argumenta.
Mater Dei expande para São Paulo
Durante o podcast Mercado&Finanças, conduzido pelo articulista do Diário do Comércio, o advogado Davi Motta Maciel, Salvador também comentou sobre a rápida expansão da rede nos últimos anos. Hoje, a rede de saúde, que é mineira, conta com sete unidades em Minas Gerais, duas na Bahia e uma em Goiás.
Além disso, o Mater Dei está expandindo para São Paulo. A previsão é inaugurar a unidade no fim de 2028. Conforme Salvador, a construção do hospital de São Paulo será realizada em parceria com a Bradesco Saúde, através do braço de hospitais Atlântica.
“Nós desenvolvemos uma joint venture para construir o hospital que deve ficar pronto no final de 2028. São Paulo é um mercado realmente diferente em termos de pujança. Se a gente for ver quanto São Paulo representa do PIB brasileiro e também quanto representa da área da saúde, a cidade nunca pode ser desprezada por alguém que acredita no País e por um grupo que quer crescer”, avalia.
Como acessar os conteúdos
Os podcasts do Mercado & Finanças são liberados quinzenalmente às segundas-feiras. O conteúdo pode ser acessado pelos diversos canais de distribuição do Diário do Comércio: YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Spotify, Deezer e no portal do jornal.
Ouça a rádio de Minas