Mais 48 milhões de pessoas têm dinheiro esquecido no banco; veja como solicitar os valores

O Banco Central (BC) informou, nessa terça-feira (13), que até junho deste ano, havia cerca de R$ 10,6 bilhões esquecidos em instituições financeiras e bancos. Desse valor, R$ 8 bilhões pertencem a mais de 48 milhões de pessoas físicas e R$ 2 bilhões a empresas. Desde o lançamento do programa “Valores a Receber” em 2022, mais de R$ 11 bilhões foram devolvidos.
Veja abaixo como consultar os valores esquecidos no banco e como resgatar.
Como consultar se tenho valores a receber?
Pessoas físicas ou empresas que não sabem se possuem alguma quantia esquecida no banco podem consultar no site do “Valores a Receber”. Na página, basta escolher o tipo de documento que será usado para consulta, (CPF ou CNPJ) e inserir o número do documento no espaço indicado. Além disso, é necessário preencher a data de nascimento, em caso de pessoas físicas, ou a data de abertura da empresa, em caso de pessoas jurídicas.
Após preencher os campos exigidos, basta clicar em “consultar” que a página indicará se há ou não valores esquecidos em alguma instituição bancária.
Tenho valores a receber, o que fazer?
Aqueles que possuem alguma quantia esquecida no banco e querem resgatá-la deverão acessar o sistema “Valores a Receber”. Para isso, é necessário que o interessado tenha uma conta no Gov.br com verificação em duas etapas habilitada. No caso de empresas, é necessário usar um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (e-CNPJ) vinculado à conta Gov.br.
Após acessar a conta do “Meus Valores A Receber”, a pessoa deverá aceitar o “Termo de Ciência”. No sistema, poderá visualizar:
- o valor a receber;
- o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor;
- a origem (tipo) do valor a receber; e
- mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso.
Como solicitar a devolução do valor?
Primeira situação: se o sistema oferecer a opção “Solicitar por aqui”
O usuário deverá selecionar uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informar seus dados pessoais. É preciso guardar o número de protocolo, caso seja necessário entrar em contato com a instituição.
Observações:
- nesse caso, o solicitante receberá o valor em até 12 dias úteis;
- mesmo que o solicitante tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada; e
- a instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado pelo solicitante para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição. Nesse procedimento não é necessário informar qualquer tipo de senha.
Segunda situação: se o sistema oferecer a opção “Solicitar por aqui”, mas não apresentar chave Pix disponível para seleção
Nesse caso, o interessado deverá entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis;
Terceira situação: Se o sistema não oferecer a opção “Solicitar por aqui”
O interessado deverá entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. A instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
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