Finanças

Mercantil tem lucro de R$ 48 milhões no 2º tri

Carteira de crédito da instituição financeira sediada em Minas cresceu 33% e atingiu a marca de R$ 10 bilhões
Mercantil tem lucro de R$ 48 milhões no 2º tri
Atualmente, o Banco Mercantil do Brasil conta com 300 agências espalhadas por oito estados | Crédito: Divulgação

O Banco Mercantil do Brasil anunciou os resultados do 2º trimestre de 2022, com destaque para o lucro líquido de R$ 48 milhões, mantendo a margem financeira acima dos 20%. O CFO da instituição, Paulino Rodrigues, destacou a robustez da carteira de crédito, que chegou a R$ 10 bilhões, um aumento de 33% impulsionado pela carteira de crédito consignado, que cresceu 26% em relação ao mesmo período do exercício anterior.

Rodrigues ressaltou ainda a manutenção de níveis de retorno robustos como o Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROE) de 15,8% em um cenário adverso, marcado pela elevação da taxa Selic.

“Os indicadores de capital e liquidez permanecem sólidos, demonstrando a estabilidade da instituição. O índice de Basileia, que mede o nível de capitalização da instituição, encerrou o período em 14,5%, crescimento de 0,5% em relação ao trimestre anterior. Da mesma forma, o índice de liquidez, LCR, manteve-se estável em 1,7x, portanto, 70% acima do requerimento regulatório” reforçou o executivo.

No semestre, o Mercantil comemorou o aumento de 74% no número de clientes, que hoje são 5,3 milhões, a carteira de depósitos de R$ 10,9 bilhões e o lucro líquido de R$ 95,3 milhões, uma queda de 5% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, ocorrida em um cenário de dificuldades e incertezas macroeconômicas. O patrimônio líquido fechou em R$ 1,3 bilhão e os ativos totais em R$ 14,3 bilhões.

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“Para alcançar estes resultados, o banco vem crescendo, buscando eficiência operacional e lançando novos produtos. O resultado desse esforço é que, no início do ano, assumimos o quinto lugar entre os pagadores de INSS, superando o Santander”, destacou Rodrigues.

Cerca de 90% da carteira de crédito é composta por empréstimos para pessoas físicas. “Fechamos o trimestre com R$ 5,8 bilhões para esta modalidade de crédito, que apresenta menor risco de inadimplência, condizente com o perfil do nosso público-alvo, acima de 50 anos. Este público sênior, que já atendemos há muito tempo, segue uma tendência demográfica de aumentar. Hoje são 54 milhões e devem chegar a 70 milhões em 2030”, acrescentou.

Novos produtos

Um dos novos produtos do banco é o crédito de antecipação do saque aniversário do FGTS, que aumentou mais de 28% e fechou em mais de R$ 1 bilhão. Já a carteira de seguros abrange 24% dos clientes. Na busca por eficiência operacional, o Mercantil vai investir R$ 150 milhões em tecnologia até o final do ano.

“Somos um dos principais bancos do País na utilização do Whatsapp como canal transacional. Nossos clientes conseguem iniciar e finalizar uma operação, principalmente de crédito, através do aplicativo”, informa o diretor financeiro da instituição. “Ao investir em canais digitais, conseguimos manter as despesas estáveis em um período de inflação significativa”, completou.  

Os planos de expansão se amparam em uma análise demográfica que irá identificar as melhores áreas para a instalação de novas agências. Hoje, são 300 em oito estados, com destaque para São Paulo e Minas Gerais, onde o banco tem sua sede. O projeto também prevê novas lojas “Bem Aqui”, modelo mais leve e moderno que está sendo testado em 30 pontos no país.

No segundo trimestre de 2022, o Banco Mercantil do Brasil também deu um importante passo em relação ao reposicionamento de marca no mercado.  “Investimos em uma grande campanha de comunicação voltada justamente ao público 50 +, que sempre foi o nosso foco. Inicialmente, ela é uma ação institucional, para projetar o Mercantil. Mais adiante, ela vai divulgar produtos específicos. Mas a gente já sente um aumento na procura por clientes novos”, informou Paulino Rodrigues.

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