Mercantil tem lucro recorde e nova marca

O Banco Mercantil, instituição financeira com foco no público 50+, teve no primeiro trimestre de 2023 lucro líquido recorde de R$ 68,1 milhões, o que representa um crescimento de 45% em comparação ao exercício anterior. Houve também bons índices registrados no aumento da carteira de crédito consignado, do saque aniversário do FGTS e a redução do índice de inadimplência.
A carteira de crédito chegou a R$ 12,2 bilhões – alta anual de 25% – sendo composta majoritariamente por empréstimos consignados para pessoa física, totalizando R$ 6,9 bilhões. Além disso, a modalidade saque aniversário do FGTS atingiu a marca de R$ 2 bilhões. As duas modalidades representam 73% da carteira de crédito da instituição.
O retorno trimestral anualizado sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) do Banco Mercantil no 1T23 também foi um dos destaques, chegando a 21,1%.
De acordo com o CEO da instituição, Gustavo Araújo, o crescimento do banco no trimestre se manteve superior ao mercado. Foi registrado um aumento significativo para a base de clientes, atualmente em 6,7 milhões, número 35% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. “Mesmo em um cenário econômico desafiador, a qualidade da carteira de clientes do Banco Mercantil tem apresentado melhora contínua. Outro destaque foi a inadimplência no 1T23, que registrou queda em 1.1 pp, chegando a 2,8% no período”, afirma o executivo.
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A originação de crédito chegou a quase R$ 3 bilhões no 1T23, crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a receita de prestação de serviços (seguros, cartões, tarifas, entre outros) chegou a R$ 133 milhões no trimestre, aumento de 35% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
“A carteira de crédito teve um crescimento muito representativo, mesmo com a suspensão temporária das operações de crédito consignado INSS por quase duas semanas em março e a desaceleração das novas concessões no mercado como um todo. No 1T23, a carteira apresentou um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior atingindo R$ 12,2 bilhões, demonstrando a capacidade de crescimento do Banco Mercantil mesmo em um contexto adverso. Além disso, observou-se uma redução da inadimplência, na contramão do mercado, ou seja, trata-se de um crescimento rentável e sustentável”, reforça o CFO, Paulino Rodrigues.
Marca nova
O banco ainda anuncia uma novidade relacionada à sua identidade visual. A instituição promoveu uma reformulação em sua marca e agora adota o nome Banco Mercantil. O novo logotipo foi desenvolvido para ter uma aparência mais simples e próxima, inspirado pela profunda conexão que tem com o seu público, que em sua maioria é formado por clientes com 50 anos ou mais.
A identidade visual do Banco Mercantil ganhou um novo desenho para a marca, com a proposta de potencializar a história da instituição e ressignificar seu legado no mercado financeiro nacional. “Após 25 anos mantendo a mesma marca, decidimos que estava na hora de mudar, mas não para seguir tendências e, sim, reforçar a importância de uma marca que completa 80 anos. Trouxemos mais destaque para o nome do banco, com a grafia que prioriza letras traçadas em caixa alta, que refletem solidez e confiabilidade, marca registrada do nosso banco”, diz o CEO do Banco Mercantil.
A decisão de ajustar o nome veio após pesquisa realizada com colaboradores e clientes.
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