Finanças

Pagamentos de dívidas via Pix aumentam em Minas, aponta Serasa

Cenário não é exclusivo do estado mineiro, todas 27 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal, registram aumento no pagamento de dívidas por meio do pix
Pagamentos de dívidas via Pix aumentam em Minas, aponta Serasa
Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

Um levantamento feito pelo Serasa apontou que os mineiros têm optado com mais frequência por negociar os pagamentos de dívidas via Pix. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (22) e indicam que mais de 839 mil mineiros escolheram a modalidade de pagamento nos últimos 12 meses, número que representa um aumento de 37,3% quando comparado ao período de junho de 2023 a junho de 2024. 

O cenário não é exclusivo do Estado, todas 27 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal, registraram aumento no pagamento de dívidas por meio do Pix. Na região Sudeste, mais de 5,1 milhões de consumidores optaram pela modalidade, o que correspondeu a crescimento de 38% em relação ao mesmo período anterior. 

Os dados apontam que São Paulo lidera o ranking nacional, com mais de 3 milhões de acordos fechados no período, seguido pelo Rio de Janeiro, com mais de um milhão, e por Minas Gerais. “A gente tem percebido em todo nosso ecossistema que as pessoas preferem pagar via Pix pela agilidade, praticidade e pela confiança. Agora, pagar dívidas ficou tão simples como fazer uma transferência para algum amigo”, comenta o especialista da Serasa Wesley Silva. 

Entre os acordos feitos com Pix no Sudeste, 98% foram pagos à vista, o que garante a baixa da negativação de forma instantânea e aumento do score da Serasa no mesmo momento. “Estamos acompanhando de perto a evolução dos meios de pagamento para ampliar o acesso dos brasileiros às condições facilitadas de negociação”, complementa o especialista em educação financeira da Serasa, Thiago Ramos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ação emergencial 

A Serasa também lançou uma ação emergencial voltada para os mais de 34,9 milhões de inadimplentes da região Sudeste. Pela plataforma Serasa Limpa Nome, mais de 9,9 milhões de consumidores podem quitar dívidas com até 95% de desconto. A ferramenta reúne ofertas de mais de mil empresas parceiras, entre bancos, varejistas e concessionárias de serviços essenciais.

“A facilidade do Pix aliada aos grandes descontos e à possibilidade de limpar o nome com valores baixos pode ser o pontapé inicial para uma nova vida financeira mais saudável”, completa Ramos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas