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Terceira maior população disposta a viajar no País está em Minas; maioria são jovens

No Estado, essa parcela da população equivale a 8,8% dos brasileiros que gostam visitar novos lugares
Terceira maior população disposta a viajar no País está em Minas; maioria são jovens
Jovens são os que mais estão dispostos a viajar. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento realizado pela Serasa Experian identificou que Minas Gerais possui a terceira maior concentração de brasileiros dispostos a viajar, algo em torno de 8,8% da população, o que pode impactar diretamente no turismo.

O Estado fica atrás apenas de São Paulo (32,6%) e Rio de Janeiro (10,1%), mas com índices superiores a estados como Paraná (6%) e Rio Grande do Sul (4,8%). De todas as unidades federativas, Amapá e Roraima aparecem respectivamente em último lugar, com apenas 0,1%.

A nível nacional, o mesmo levantamento apura que, considerando uma base de 186,9 milhões de brasileiros, 17,3 milhões, ou seja, 9,13% da população do País, têm tendência a viajar. Destaca-se que 29% desses viajantes têm entre 24 e 33 anos, tornando-os o público mais interessado em explorar novos destinos.

Conheça o perfil dos brasileiros que tendem a viajar, por faixa etária:

  • 24-33 anos: 29%
  • 34-38 anos: 13,2%
  • 39-43 anos: 12,6%
  • 44-48 anos: 10,3%
  • 49-53 anos: 7,8%
  • 18-23 anos: 7%
  • 59-65 anos: 6,7%
  • mais de 65 anos: 6,7%
  • e entre 54 e 58 anos: 6,2%

Segundo a diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres, os insights do levantamento são considerados uma oportunidade estratégica para empresas do setor de turismo que desejam alavancar suas campanhas de captação de clientes e expandir os negócios.

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“Ao combinar dados ricos (de crédito, comportamentais, de afinidade, dentre outros) com informações demográficas, as empresas conseguem um direcionamento mais preciso, otimizando a conversão de vendas e garantindo maior eficiência. Em um mercado tão competitivo, campanhas bem direcionadas não apenas reduzem desperdícios, mas também maximizam o impacto, conectando a oferta certa ao público ideal no momento certo”, avalia.

Sobre hábitos de consumo, os brasileiros que mais gostam de viajar têm perfil econômico diversificado. Conheça a renda estimada deste público:

  • 37,2% recebem entre R$ 2 mil e R$ 4 mil,
  • 24,7% até R$ 2 mil,
  • 23,9% entre R$ 4 mil e R$ 6 mil,
  • 14% entre R$ 6 mil e R$ 8 mil
  • e 7,57% entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.

Em termos de classe social, a Classe C predomina com 29,2% dos interessados, seguida das Classes B e D, com 12,8% cada uma. Já a classe A compreende 16,5% do total de brasileiros que querem viajar e Classe E, sendo a menor parcela, com 1,2%.

Ainda de acordo com a Serasa Experian, 52% dos brasileiros podem gastar até R$ 2 mil em despesas extras mensais, e 25% superam R$ 5 mil. A executiva reforça que ter conhecimento desses dados é uma oportunidade estratégica tanto para agentes quanto para profissionais do turismo.

“Entender quanto o cliente pode gastar permite ofertar pacotes que se ajustem ao orçamento de diferentes públicos, desde ofertas mais acessíveis até experiências premium. Basear as ofertas personalizadas, considerando a capacidade que o consumidor tem de pagar, é fundamental para atrair novos clientes que gostam de viajar e aumentar a conversão, além de poder diferenciar as empresas em um mercado competitivo”, observa.

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