Minas tem nota de crédito de 549,5 pontos na Serasa; veja como funciona a análise de risco

A Serasa acaba de lançar o Mapa do Score, novo indicador semestral que mede a saúde financeira da população brasileira com base na pontuação média de crédito dos consumidores. Minas Gerais aparece alinhado à média nacional, que é de 548 pontos. O Score médio dos mineiros está em 549,5 pontos, dentro da faixa considerada “boa”, que varia de 501 a 700 pontos. O dado é referente ao primeiro trimestre deste ano.
Em Minas Gerais, os consumidores com mais de 65 anos lideram o ranking estadual, com média de 611 pontos, a maior do Estado. Já os jovens de 18 a 25 anos têm a menor média, com 470 pontos, resultado que reflete o início da vida financeira e a pouca experiência de crédito.
Essa distribuição por faixa etária é semelhante à observada em todo o País, onde os idosos também concentram os melhores índices de confiabilidade junto ao mercado. O especialista da Serasa, Wesley Brandão, explica que o modelo da pontuação valoriza os hábitos de pagamento e o histórico de relacionamento com o crédito do consumidor.
“Os jovens ainda estão no início da jornada de crédito, aprendendo a lidar com o primeiro cartão ou o primeiro empréstimo. Por sua vez, o consumidor na faixa dos 50 anos já tem mais experiência e, em sua maioria, conta com mais contratos concluídos, débitos quitados e mais interação em geral com o crédito”, ressalta.
Boa média de crédito é bem vista pelo mercado
O score é utilizado por instituições financeiras, empresas de varejo e prestadores de serviços como um dos principais parâmetros para análise de risco de crédito. A pontuação vai de 0 a 1.000 e avalia a probabilidade de o consumidor honrar seus compromissos nos próximos seis meses.
“Esse indicador é de grande interesse para muitos brasileiros que, além de conhecer sua própria pontuação, buscam entender como ela se compara à média nacional e quais estratégias podem adotar para aumentá-la”, explica Brandão.
De acordo com a Serasa, a pontuação é calculada com base em seis pilares que traduzem o comportamento financeiro do consumidor. Quanto mais positiva a conduta do consumidor nesses critérios, maior tende a ser a pontuação. Cada um destes pilares tem um peso específico na composição da pontuação, representado pelas porcentagens abaixo. Confira:
- Hábitos de pagamento (como empréstimos, parcelamentos, crédito de crédito e contas de consumo oriundos do Cadastro Positivo): 29%
- Experiência de mercado (tempo de relacionamento com o mercado de crédito): 24%
- Dívidas em aberto: 21%
- Busca por crédito: 12%
- Informações cadastrais: 8%
- Quantidade de contratos ativos: 6%
Score nacional confirma tendência de crédito
Em todo o Brasil, o score médio nacional ficou em 548 pontos, demonstrando estabilidade no comportamento de crédito da população. O grupo com maior média nacional é o de pessoas com mais de 65 anos (609 pontos), seguido pela faixa de 51 a 65 anos (584 pontos). Na outra ponta, os consumidores de 18 a 25 anos apresentam média de 505 pontos.
“Isso indica que, em média, o consumidor brasileiro apresenta um perfil considerado positivo, com boas chances de cumprir seus compromissos financeiros nos próximos seis meses”, explica Brandão.
O levantamento mostra que 84% dos brasileiros já consultaram sua pontuação de crédito, sendo que 35% o fazem mensalmente, refletindo maior conscientização sobre a importância da reputação financeira na hora de solicitar crédito, realizar financiamentos ou parcelar compras.
Mapa do Score espera estimular melhora da pontuação
A expectativa da Serasa com o novo Mapa do Score é fornecer ao mercado e à população um retrato mais detalhado sobre o comportamento financeiro dos brasileiros, além de incentivar práticas de educação financeira e estimular a melhora da pontuação ao longo do tempo.
A consulta ao score é gratuita e pode ser feita pelo site ou aplicativo da Serasa, mediante cadastro. O consumidor pode acompanhar seu histórico de alterações e identificar os pontos que precisam ser ajustados para aumentar sua confiabilidade no mercado de crédito.
Ouça a rádio de Minas