Finanças

Minas tem nota de crédito de 549,5 pontos na Serasa; veja como funciona a análise de risco

Consumidores mineiros com mais de 65 anos apresentam melhor pontuação de crédito, enquanto os jovens têm os menores índices no Mapa do Score em Minas
Minas tem nota de crédito de 549,5 pontos na Serasa; veja como funciona a análise de risco
Crédito: Adobe Stock

A Serasa acaba de lançar o Mapa do Score, novo indicador semestral que mede a saúde financeira da população brasileira com base na pontuação média de crédito dos consumidores. Minas Gerais aparece alinhado à média nacional, que é de 548 pontos. O Score médio dos mineiros está em 549,5 pontos, dentro da faixa considerada “boa”, que varia de 501 a 700 pontos. O dado é referente ao primeiro trimestre deste ano.

Em Minas Gerais, os consumidores com mais de 65 anos lideram o ranking estadual, com média de 611 pontos, a maior do Estado. Já os jovens de 18 a 25 anos têm a menor média, com 470 pontos, resultado que reflete o início da vida financeira e a pouca experiência de crédito. 

Essa distribuição por faixa etária é semelhante à observada em todo o País, onde os idosos também concentram os melhores índices de confiabilidade junto ao mercado. O especialista da Serasa, Wesley Brandão, explica que o modelo da pontuação valoriza os hábitos de pagamento e o histórico de relacionamento com o crédito do consumidor. 

“Os jovens ainda estão no início da jornada de crédito, aprendendo a lidar com o primeiro cartão ou o primeiro empréstimo. Por sua vez, o consumidor na faixa dos 50 anos já tem mais experiência e, em sua maioria, conta com mais contratos concluídos, débitos quitados e mais interação em geral com o crédito”, ressalta.

Boa média de crédito é bem vista pelo mercado 

O score é utilizado por instituições financeiras, empresas de varejo e prestadores de serviços como um dos principais parâmetros para análise de risco de crédito. A pontuação vai de 0 a 1.000 e avalia a probabilidade de o consumidor honrar seus compromissos nos próximos seis meses.

“Esse indicador é de grande interesse para muitos brasileiros que, além de conhecer sua própria pontuação, buscam entender como ela se compara à média nacional e quais estratégias podem adotar para aumentá-la”, explica Brandão.

De acordo com a Serasa, a pontuação é calculada com base em seis pilares que traduzem o comportamento financeiro do consumidor. Quanto mais positiva a conduta do consumidor nesses critérios, maior tende a ser a pontuação. Cada um destes pilares tem um peso específico na composição da pontuação, representado pelas porcentagens abaixo. Confira:

  • Hábitos de pagamento (como empréstimos, parcelamentos, crédito de crédito e contas de consumo oriundos do Cadastro Positivo): 29%
  • Experiência de mercado (tempo de relacionamento com o mercado de crédito): 24%
  • Dívidas em aberto: 21%
  • Busca por crédito: 12%
  • Informações cadastrais: 8%
  • Quantidade de contratos ativos: 6%

Score nacional confirma tendência de crédito 

Em todo o Brasil, o score médio nacional ficou em 548 pontos, demonstrando estabilidade no comportamento de crédito da população. O grupo com maior média nacional é o de pessoas com mais de 65 anos (609 pontos), seguido pela faixa de 51 a 65 anos (584 pontos). Na outra ponta, os consumidores de 18 a 25 anos apresentam média de 505 pontos.

“Isso indica que, em média, o consumidor brasileiro apresenta um perfil considerado positivo, com boas chances de cumprir seus compromissos financeiros nos próximos seis meses”, explica Brandão.

O levantamento mostra que 84% dos brasileiros já consultaram sua pontuação de crédito, sendo que 35% o fazem mensalmente, refletindo maior conscientização sobre a importância da reputação financeira na hora de solicitar crédito, realizar financiamentos ou parcelar compras.

Mapa do Score espera estimular melhora da pontuação 

A expectativa da Serasa com o novo Mapa do Score é fornecer ao mercado e à população um retrato mais detalhado sobre o comportamento financeiro dos brasileiros, além de incentivar práticas de educação financeira e estimular a melhora da pontuação ao longo do tempo.

A consulta ao score é gratuita e pode ser feita pelo site ou aplicativo da Serasa, mediante cadastro. O consumidor pode acompanhar seu histórico de alterações e identificar os pontos que precisam ser ajustados para aumentar sua confiabilidade no mercado de crédito.

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