Finanças

Mineiros têm uma das melhores notas de crédito do País: veja como aumentar a pontuação

Especialista explica os dados do Mapa Serasa Score e dá dicas para jovens e adultos melhorarem sua saúde financeira
Mineiros têm uma das melhores notas de crédito do País: veja como aumentar a pontuação
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

O novo Mapa Serasa Score do Brasil, divulgado neste mês, revelou que os consumidores mineiros estão entre os mais bem avaliados do País quando o assunto é pontuação de crédito. Com média estadual de 549 pontos –  acima da média nacional (548) –, Minas Gerais divide a quarta colocação no ranking com Espírito Santo e Rio Grande do Sul, segundo levantamento inédito da Serasa.

“Ao lado de indicadores como IDH e renda mensal, o Mapa Score do Brasil nasce como o principal termômetro da saúde financeira do brasileiro. Ele serve para direcionar tanto empresas quanto os próprios consumidores que desejam aprimorar a vida financeira, unindo bons hábitos de consumo e educação financeira”, afirma o especialista em Serasa Score, Wesley Brandão. 

Segundo Brandão, o destaque mineiro no levantamento vai além da média estadual. “No estado de Minas Gerais, o Score médio de cada faixa etária figura entre as 10 maiores pontuações do País. Isso reforça a preocupação do consumidor mineiro com o seu comportamento de crédito no mercado”, diz.

Veja dicas para aumentar a pontuação

A faixa etária mais jovem, entre 18 e 25 anos, tem o pior desempenho na média de pontos, tanto em Minas como no resto do País. O principal desafio para essa faixa etária é construir um histórico de crédito consistente. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Veja as dicas do especialista para construir uma boa nota de crédito desde cedo: 

  • Pagar as contas em dia: o fator mais relevante na pontuação é a pontualidade (29%).
  • Ativar e manter o Cadastro Positivo: importante para registrar experiências com crédito.
  • Renegociar dívidas com rapidez: dívidas impactam 21% do Score. Quando quitadas, a pontuação pode subir imediatamente, especialmente via Serasa Limpa Nome com Pix.
  • Ativar a Conexão Bancária: permite que a Serasa avalie dados bancários com base em autorização do consumidor, o que pode melhorar o Score – nunca o reduzir.
  • Evitar excesso de pedidos de crédito: solicitações frequentes indicam urgência financeira e podem prejudicar até 12% da pontuação.
  • Manter os dados atualizados: informações cadastrais também são levadas em conta na análise.

Serasa oferece educação financeira e conteúdo gratuito

De acordo com o especialista, a Serasa tem ampliado sua atuação na promoção de educação financeira dos brasileiros, com base nos dados obtidos pelo Mapa Score.

“A Serasa investe em conteúdos gratuitos para melhorar a vida financeira dos brasileiros. No canal Serasa Ensina, no YouTube, há vídeos com explicações didáticas, além de textos, calculadoras e planilhas disponíveis no blog da Serasa. Criamos também o Manual do Score, que ajuda o consumidor a entender melhor o tema e como aumentar sua pontuação”, explica Brandão.

A instituição ainda promove regularmente mutirões de negociação de dívidas, em parceria com empresas, oferecendo descontos e condições facilitadas para quitação de débitos.

Serasa score terá acompanhamento a cada seis meses

A Serasa não trabalha com previsões para o comportamento futuro dos consumidores, devido à alta volatilidade das variáveis econômicas. No entanto, o Mapa Serasa Score será atualizado a cada seis meses, permitindo comparações e avaliações ao longo do tempo.

Para quem busca crédito mais acessível, juros menores e melhores condições no mercado financeiro, a pontuação no Serasa Score é peça-chave. E, como mostra o caso dos mineiros, responsabilidade e educação financeira fazem toda a diferença.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas