Finanças

Saiba o que é fato ou fake sobre o empréstimo consignado CLT

Modalidade oferece importantes vantagens, mas também exige cuidados antes da contratação
Saiba o que é fato ou fake sobre o empréstimo consignado CLT
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O empréstimo consignado privado chegou à marca de R$ 14,6 bilhões disponibilizados até o início de junho. Lançada em março, a modalidade recebeu o nome de Programa de Crédito ao Trabalhador. Mesmo com as altas cifras, muitas dúvidas e fake news ainda circulam o tema.

Por isso, especialistas alertam para detalhes que podem ser fundamentais para que as pessoas não caiam em golpes na hora de contratar o empréstimo. Além disso, há a preocupação com a saúde financeira do contratante, antes de contrair mais uma dívida. 

“O consignado é uma excelente ferramenta quando bem utilizada, pois oferece segurança e praticidade. Mas o cliente deve entender todas as condições antes de contratar. Buscar sempre pela transparência da instituição financeira é a chave para evitar surpresas desagradáveis”, afirma o sócio diretor da fintech ConCrédito, Gustavo Bobsin Borba. 

A seguir, confira algumas das verdades e mentiras sobre o empréstimo consignado, bem como dicas importantes para utilizá-lo da melhor forma. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Fato: Crédito consignado tem juros menores e parcelas fixas

Uma das grandes vantagens é a taxa de juros reduzida, já que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS. Além disso, as parcelas são fixas e facilitam o planejamento financeiro pessoal.

Fake: Empréstimo consignado só vai gerar mais endividamento

A modalidade estipula um limite máximo de comprometimento de renda, que varia de acordo com a instituição financeira e a fonte de pagamento. 

Fato: É fácil e rápido de contratar

Uma vez contratado o empréstimo, o dinheiro pode estar disponível na conta do cliente em poucos dias. A burocracia também é mínima, sobretudo para aposentados e pensionistas do INSS.

 Fake: O crédito consignado não exige análise de crédito

Nessa modalidade, as instituições financeiras avaliam a situação de cada cliente, como a renda e o nível de endividamento atual, para definir os limites e as condições do empréstimo.

Fato: O consignado é seguro para quem busca organização financeira

Por ter as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, o crédito consignado elimina o risco de esquecimento ou atraso no pagamento, mantendo a saúde financeira do cliente em dia. Como as taxas de juros são menores em comparação com outras modalidades, ele também se torna uma alternativa interessante para quitar dívidas mais caras ou realizar planejamentos de longo prazo.

Apesar de apresentar importantes vantagens, antes de contratar o empréstimo consignado, é preciso pesquisar com atenção às condições oferecidas por cada instituição financeira, além de ler o contrato com cuidado e avaliar se a nova dívida não irá comprometer a sua renda.

Colaborador

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas