Finanças

Nomenclaturas em extratos bancários serão padronizadas, diz Febraban

Novo padrão será incluído nos bancos da Febraban para facilitar a linguagem para os clientes; a princípio abrange as operações de depósito e saque
Nomenclaturas em extratos bancários serão padronizadas, diz Febraban
Crédito: Adobe Stock

A partir do dia 8 de julho, os extratos bancários serão padronizados em todos os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A medida irá abranger inicialmente as nomenclaturas dos extratos que englobam as várias denominações existentes para as operações de saque e depósito, depois serão incluídas outras operações financeiras.

  • Confira lista dos associados aqui

A iniciativa do setor bancário tem o objetivo de facilitar o dia a dia dos clientes, tornando a compreensão das informações mais acessível, principalmente para aqueles que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.  

Pela nova padronização, as operações como “depósito de cheque no ATM”, que envolve situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência da conta creditada, passam a ser descritas no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.

Nas operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, nas situações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A consulta às novas nomenclaturas poderá ser feita no site da Febraban. O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, ressalta que os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.

“A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, afirma Faria. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas