Finanças

Nubank mais que dobra lucro líquido do 1º tri para US$ 378,8 mi

A receita da plataforma de serviços financeiros subiu 64%, em base anual e neutra de câmbio
Nubank mais que dobra lucro líquido do 1º tri para US$ 378,8 mi
Sede do Nubank, em São Paulo | Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

São Paulo – O Nubank apurou lucro líquido de US$ 378,8 milhões no primeiro trimestre, um salto de mais de 160% em relação ao lucro de US$ 141,8 milhões registrado no mesmo período do ano passado, mostrou balanço divulgado nesta terça-feira.

Na base ajustada, o lucro atingiu US$ 442,7 milhões, versus lucro líquido ajustado de US$ 182,4 milhões nos primeiros três meses de 2023.

Analistas esperavam, em média, lucro líquido de US$ 404,8 milhões, segundo projeções compiladas pela LSEG.

O retorno anualizado sobre patrimônio líquido (ROE) foi de 23% no trimestre, e de 27% em uma base ajustada.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Nossos resultados para o primeiro trimestre de 2024 mostram como nosso modelo de negócios também é alimentado pela expansão da receita e custo estável por cliente”, afirmou o fundador e presidente-executivo do Nubank, David Vélez, em comunicado.

A receita da plataforma de serviços financeiros subiu 64%, em base anual e neutra de câmbio, para US$ 2,7 bilhões nos meses de janeiro a março.

O custo médio mensal de atendimento por cliente ativo ficou estável, em US$ 0,9, “o que demonstra a forte alavancagem operacional do modelo de negócios”, afirmou o Nubank.

A carteira de crédito total do Nubank foi a US$ 19,6 bilhões no período, versus US$ 12,8 bilhões no primeiro trimestre do ano passado, conforme relatório de resultados.

No Brasil, o índice de inadimplência (NPL) acima de 90 dias foi de 6,3%, enquanto entre 15 e 90 dias, o indicador ficou em 5%, em linha com as expectativas e sazonalidade histórica, segundo a companhia.

“Ao excluir o crédito e focando apenas nos saldos de rendimentos de juros, o NPL do Nu tem apresentado uma tendência significativamente descendente tanto em 15-90 como em 90+”, disse o Nubank em comunicado.

A base de clientes do Nubank no Brasil encerrou o primeiro trimestre em 91,8 milhões, crescimento de 22% em um ano, e em maio a plataforma já acumulava mais de 92 milhões de clientes.

No México e na Colômbia, o banco digital ultrapassou a marca de 7 milhões e 900 mil clientes, respectivamente, conforme documento de resultados.

Segundo o CEO, as operações nesses novos mercados ainda estão “nas fases iniciais de atingir a lucratividade”.

O executivo ressaltou ainda que essas operações “estão apresentando resultados mais acelerados em número de número de clientes, depósitos, receita e participação de mercado no volume de compras com cartão de crédito do que o Brasil em um período de tempo comparável”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas