Finanças

Nubank vai isentar usuários de taxas

Nubank vai isentar usuários de taxas
Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

Há dois meses em parceria com o WhatsApp Pay, serviço de movimentação bancária pelo aplicativo de conversas WhatsApp, o Nubank, banco digital, reafirma que não cobrará taxas de utilização para os usuários.

Conforme informações do Nubank, o recurso de pagamentos WhatsApp Pay é oferecido pelo Facebook Pay, sendo processado pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo. O banco virtual não divulgou quantos clientes já aderiram ao novo serviço, mas garantiu a segurança do sistema.

De acordo com o Nubank, o Facebook Pay é um método seguro e integrado para fazer pagamentos em aplicativos como o do WhatsApp e o da própria plataforma. Ao fazer o cadastro e inserir as informações do cartão ou da conta, é possível usar o “Pay” para comprar, enviar e receber dinheiro dentro das redes.

A usabilidade da nova modalidade no mercado exigirá um limite de transações.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Nubank informou que o limite será dividido entre diário e mensal. “Você pode enviar até R$1.000 por transação e receber até 20 transações por dia, ou um total de R$ 5.000 por mês”, explica. Ao atingir os valores máximos, não será possível enviar nem receber pagamentos até a virada do dia ou do mês, de acordo com qual limite foi ultrapassado.

A empresa bancária informa ainda que, por enquanto, apenas algumas instituições financeiras no Brasil funcionam para pagamentos no WhatsApp. Ou seja: é necessário ser cliente de alguma delas para usar o novo serviço.

O Nubank esclareceu que neste momento a função de pagamentos no WhatsApp está disponível apenas para transferências de dinheiro entre contas pessoais. Os usuários da versão Business do aplicativo do WhatsApp ainda não podem aceitar pagamentos de seus clientes por serviços ou bens.

Quanto ao risco de fraudes, o Nubank garante que toda transação feita pelo Facebook Pay é protegida por diversas camadas de segurança, como a “possibilidade de adicionar um PIN ou usar a biometria do celular para garantir mais segurança ao enviar dinheiro ou fazer pagamentos”, esclarece a nota enviada pela assessoria do banco digital.

Outra forma de segurança implementada pelo Nubank é a tecnologia de monitoramento antifraude para detectar atividades e compras não autorizadas

Mesmo que o WhatsApp esteja aos poucos oferecendo o serviço de pagamentos para seus usuários, desde o fim de junho deste ano, porém, todos podem acessar a função. Para isso, é necessário manter o aplicativo atualizado e cadastrar um cartão com a função débito de alguma instituição que ofereça essa opção aos clientes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas