Número de planejadores financeiros certificados em Minas Gerais cresce 220% em cinco anos

O número de planejadores financeiros com Certified Financial Planner (CFP) em Minas Gerais saltou de 244, em julho de 2020, para 782 profissionais certificados neste ano. De acordo com a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), o avanço de 220,5% no Estado acompanha a profissionalização do setor e o aumento da procura por orientação técnica estruturada para decisões de longo prazo no mercado.
A certificação CFP é reconhecida internacionalmente e está presente em mais de 27 países, sendo que a Planejar é a única entidade autorizada a emitir esse documento no Brasil. Para conquistá-la, o candidato precisa comprovar formação acadêmica, experiência prática, aprovação em exame técnico e adesão a um código de ética. O profissional certificado também deve manter o título atualizado por meio de atividades regulares de educação continuada.
Dentre as áreas de atuação mais comuns entre os planejadores mineiros com essa certificação, o segmento que atende o público de alta renda é o que concentra o maior número de profissionais, com 204 no total. Em seguida aparecem as áreas de private banking e varejo financeiro, com 149 e 129 planejadores financeiros com CFP, respectivamente.
O planejador financeiro e embaixador da Planejar em Minas Gerais, Danilo Brito, esclarece que esse crescimento foi impulsionado pela crescente demanda dos clientes por serviços de planejamento financeiro no Estado. Ele também destaca o aumento na oferta de produtos de investimentos como outro fator importante para esse avanço.
“Nós percebemos que a população, de forma geral, tem se preocupado com as finanças, com o orçamento e o planejamento financeiro. Dessa forma, nós observamos um aumento na busca dos profissionais desse mercado por qualificação para atender essa demanda”, relata.
De acordo com pesquisa realizada pela associação no ano passado, 70,4% dos moradores da região Sudeste do País afirmam realizar algum tipo de planejamento financeiro. O levantamento revela que os principais objetivos são alcançar estabilidade, adquirir bens e melhorar o padrão de vida.
No Brasil, segundo Brito, a entidade já reúne mais de 10,6 mil profissionais com este certificado, mais da metade do que havia cinco anos atrás. Portanto, essa tendência de aumento na busca por qualificação é algo que acontece tanto em Minas Gerais quanto no restante do País. Para o especialista, o Estado está entre os principais destaques ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Crescimento no interior de Minas Gerais e participação feminina

O planejador financeiro destaca que esse cenário também pode ser observado em algumas cidades do interior de Minas com destaque para os municípios do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata Mineira. No entanto, ele ressalta que Belo Horizonte segue sendo o local que concentra a maioria dos profissionais com CFP no Estado.
O avanço em cidades médias e polos regionais acompanha o crescimento da demanda por orientação financeira qualificada em diferentes modelos de negócio, do atendimento digital à consultoria personalizada.
O perfil predominante entre os planejadores mineiros certificados são pessoas na faixa etária de 30 a 49 anos, que respondem por mais de 75% da base ativa. Já a participação de mulheres, segundo o embaixador da Planejar no Estado, vem crescendo e chega a 35% do total de profissionais da área com o certificado.
“É possível perceber que a presença feminina cresceu bastante nos últimos anos. As mulheres também têm buscado essa qualificação e se destacado nos últimos anos”, diz.
A tendência para os próximos anos, conforme o especialista, é de manutenção do crescimento da demanda por serviços de planejamento financeiro e, consequentemente, do avanço no número de planejadores financeiros com certificação no mercado. “Para os próximos anos, eu vejo um crescimento tão forte quanto o que ocorreu nos últimos cinco anos”, completa.
Brito ressalta que o CFP também tem o papel de nivelar a qualificação dos profissionais, independentemente da formação. Segundo ele, a certificação atua como um “filtro” para selecionar profissionais com diferentes experiências e capacidades técnicas para atuar no setor. O planejador financeiro certificado oferece maior qualidade e seriedade para o mercado.
Ouça a rádio de Minas