Pagamentos por aproximação já representam 70% das transações com cartão no Brasil

Aproximadamente 70% das transações com cartão no Brasil já são feitas por aproximação. É o que mostra um levantamento feito pela multinacional Visa. O volume de transações realizadas nessa modalidade aumentou cerca de 40% em março deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O estudo aponta que a adoção dessa tecnologia vem se consolidando como parte do dia a dia da população brasileira e evidenciando o avanço acelerado dos meios de pagamento digital no País. Além disso, o tíquete médio dessas transações cresceu 6% em março de 2025 frente ao mesmo mês do ano anterior. Isso reflete a consolidação da confiança dos consumidores em utilizar a aproximação em compras de maior valor.
O uso dessa ferramenta ganha mais força nos grandes centros urbanos, impulsionando a maturidade digital tanto do varejo quanto da população. Entre as capitais brasileiras, São Paulo é o grande destaque, concentrando 10% do total nacional de transações.
A capital paulista ainda responde por 40% das movimentações entre as dez cidades com maior volume no Brasil. Em seguida aparecem Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, que juntas somam 14% do Top 10 nacional.
Uso da tecnologia de aproximação por setor

O setor de mobilidade urbana é um dos principais responsáveis por esse avanço do uso da aproximação no Brasil. Essa tecnologia já está disponível em modais como metrôs, trens, ônibus, pedágios e em estacionamentos. O crescimento também é perceptível nos segmentos mais populares entre os setores varejistas.
De acordo com análise da Visa baseada em transações processadas pela empresa em março de 2025, os supermercados responderam por 20% do total de transações no varejo. Em seguida vêm os postos de gasolina (8%), restaurantes (7%), o segmento de fast food (7%) e as farmácias (5%).
- Leia também: Cartão com aproximação é seguro, mas exige cuidados
Outros segmentos do varejo, como papelarias, lojas de presentes, petshops, entretenimento e itens automotivos, representaram 31%. Esses setores somam quase 80% do total das transações por aproximação em março deste ano, evidenciando o uso cotidiano da tecnologia em diferentes categorias de consumo.
O vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil, Fernando Amaral, destaca que a tecnologia de pagamento por aproximação tem facilitado a rotina das pessoas e transformado a experiência de consumo. “Na Visa, buscamos tornar essas transações cada vez mais seguras e fluidas, contribuindo para a confiança dos consumidores e para a digitalização do varejo brasileiro”, diz.
Ele também aponta a segurança como um fator importante nessa consolidação. Segundo Amaral, os dados da Visa mostram que os índices de fraude com os pagamentos por aproximação são baixos e até menores em relação às transações realizadas com chip.
Ouça a rádio de Minas