‘Caçadoras de descontos’: mulheres são as que mais buscam promoções na hora das compras

Mais de 27 milhões de brasileiros tendem a ser “caçadores de desconto”. Deste total, 54,4% são mulheres, e 44,9% são homens. Os dados são da datatech brasileira Serasa Experian, especializada em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.
O levantamento foi realizado por meio da área de Marketing Services da empresas, que considerou uma base de 186,9 milhões de CPFs para traçar um perfil dos brasileiros que procuram por descontos na hora das compras.
Estes compradores que esperam encontrar promoções, em sua maioria (59,6%), têm propensão a usar cartão de crédito, e quase 35% usam muito esta modalidade de pagamento (heavy users).
Ainda segundo o estudo, a capacidade de pagamento – ou seja, o valor máximo que o consumidor consegue pagar mensalmente – da maioria dos “caçadores de desconto” (66,7%) é estimada em até R$ 1 mil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Dentro desse grupo, 12% têm condição de desembolsar mais de R$ 3 mil por mês, enquanto, na média da população brasileira, essa parcela é de 6%.
Diagnóstico possibilita estratégias personalizadas
Esse dado econômico ajuda a entender como o mercado credor brasileiro enxerga os consumidores, permitindo o desenvolvimento de estratégias mais adequadas para cada perfil. Um dos perfis traçados na pesquisa, por exemplo, revela que mais de 80% dos brasileiros recebem até três salários-mínimos por mês.
“O estudo revela insights preciosos para compreendermos as dinâmicas de consumo no Brasil, auxiliando empresas a desenvolverem estratégias mais eficazes e personalizadas para atender às necessidades de seus clientes. As promoções personalizadas não apenas atraem novos consumidores, mas também incentivam a fidelidade dos existentes, gerando mais lucro para as companhias”, afirma o gerente de Marketing Services da Serasa Experian, Lucas Mathias.
Mineiros ocupam 3º lugar entre os consumidores que mais buscam descontos
Quanto à localização dos consumidores, a pesquisa apontou que, entre os entrevistados, os residentes nos estados da região Sudeste são os que mais buscam descontos, representando quase 70% dos 27 milhões de CPFs analisados.
Minas Gerais ocupa o terceiro lugar nesse quesito, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em relação faixa etária, quase 20% pertencem à faixa-etária de 39 a 43 anos e entre os “caçadores de desconto”, 86% dos consumidores pertencem às classe B (41%) e C (45%).
Ouça a rádio de Minas