Finanças

Pix Automático vai reduzir custo de empresas com serviços de cobrança, diz Galípolo

Na prática, a ferramenta será uma substituta do débito automático
Pix Automático vai reduzir custo de empresas com serviços de cobrança, diz Galípolo
Foto: Divulgação

Em evento de lançamento do Pix Automático em São Paulo, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quarta-feira que a nova ferramenta permitirá a redução de custos das empresas em serviços de cobrança recorrente, incluindo as grandes companhias.

O Pix Automático, que começará a funcionar em 16 de junho, permitirá que os usuários pagem contas recorrentes em geral, como as de energia, telefone e escolas, de forma automática. Na prática, a ferramenta será uma substituta do débito automático.

“As grandes empresas vão poder colocar cobranças recorrentes através do Pix, com custo muito menor”, disse Galípolo na abertura da terceira edição do evento Conexão Pix, promovido pelo BC.

No mesmo evento, o diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, Renato Gomes, disse que o Pix Automático terá um “impacto notável” para empresas de todos os tamanhos, e não apenas as grandes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Hoje, se empresa quer realizar débito automático, ela tem que fazer um acordo bilateral com o banco e abrir uma conta. (Mas) somente as empresas grandes realizam estes acordos com bancos grandes”, afirmou Gomes.

Segundo ele, com o Pix Automático as empresas em geral, incluindo concessionárias de serviços públicos e pequenos negócios, poderão ofertar aos clientes o pagamento recorrente.

Reportagem distribuída pela Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas