Finanças

Pix programado: 5 dicas para não cair em golpes

Sites e links falsos podem ser utilizados por criminosos com a nova modalidade do sistema de pagamento
Pix programado: 5 dicas para não cair em golpes
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Cada vez mais presente no dia a dia de pessoas físicas e empresas, o PIX ganhou uma nova função no último dia 16 de junho: a possibilidade programar pagamentos para datas futuras. Apesar de trazer mais praticidade e facilitar a organização financeira, a novidade também requer atenção com a segurança digital, uma vez que criminosos também têm se especializado em realizar golpes com essa forma de pagamento.

A atualização permite que o usuário escolha uma data para que o Pix seja enviado automaticamente, o que facilita o controle de contas, aluguel, salários e até pagamentos recorrentes entre familiares. A partir de agora,  no entanto, é preciso que o público também se atente para e-mails falsos, informando sobre supostos pagamentos agendados, com a necessidade de clicar em links maliciosos para confirmação da transferência. 

“O Pix é um sistema seguro, criado e mantido pelo Banco Central, mas os golpes não ocorrem dentro do sistema. Eles acontecem fora, quando o usuário clica em links maliciosos, acessa páginas falsas ou confia em mensagens disfarçadas que pedem que ele confirme um pagamento ou agende uma transferência”, destacou o advogado Francisco Gomes Júnior, que também é presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP) e sócio do OGF Advogados. 

“Os criminosos estão de olho em qualquer nova funcionalidade. Quando o Pix nasceu, surgiram os primeiros golpes com QR code. Agora, com o agendamento, veremos golpes mais sofisticados e personalizados”, acrescenta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Dicas de segurança para fugir de golpes com o Pix

Diante da novidade, a ADDP lista orientações importantes para que as pessoas não caiam em golpes com o sistema de pagamento, sobretudo com a nova modalidade de agendamentos:

– Nunca clique em links enviados por desconhecidos ou em mensagens que você não solicitou;

– Sempre acesse seu banco diretamente pelo aplicativo ou site oficial, nunca por links de terceiros;

– Verifique se o site tem certificado de segurança (o “cadeado” ao lado do endereço);

– Mantenha seu antivírus e sistema operacional atualizados;

– Desconfie de mensagens com tom de urgência ou que usem o nome de instituições públicas ou financeiras sem aviso prévio.

Colaborador

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas