Prazo para pagamento do IPTU de Belo Horizonte com desconto segue até sexta (30)
O prazo para o pagamento antecipado do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2026 com desconto de 7% em Belo Horizonte termina nesta sexta-feira (30). O benefício está disponível para os contribuintes que realizarem o pagamento de duas a 11 parcelas.
O desconto foi determinado por meio do Decreto nº 19.444/2025, do prefeito Álvaro Damião (União Brasil), publicado no fim de dezembro do ano passado. A expectativa da Secretaria Municipal de Fazenda da capital mineira é de arrecadar R$ 2,38 bilhões até o fim do mês de dezembro deste ano. Desse montante, metade deve ser quitado ainda em janeiro.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as guias já foram enviadas às residências dos contribuintes, mas o documento e os valores também estão disponíveis no portal da prefeitura. A partir de fevereiro, o IPTU deste exercício poderá ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês.

O Poder Público municipal ainda aponta que há aproximadamente 876 mil imóveis no cadastro imobiliário da Capital, sendo que 788 mil unidades tiveram o lançamento do IPTU de 2026. Os outros 88 mil imóveis estão isentos da cobrança.
Revisão do valor do IPTU
A PBH ainda esclarece que os pedidos de revisão decorrentes de eventuais discordâncias sobre o valor do IPTU deverão ser apresentados até o dia 4 de fevereiro no portal da prefeitura. A solicitação também pode ser realizada presencialmente na unidade do BH Resolve, em situações excepcionais.
Essa opção é destinada aos proprietários qualificados como idosos, pessoas tuteladas ou curateladas e aqueles que não dispõe de meios digitais para apresentar a reclamação. Além disso, a reclamação poderá ser apresentada por terceiros, por meio de instrumento de procuração com poderes específicos para essa finalidade.
Para realizar o pedido de revisão no BH Resolve, localizado na rua dos Caetés, nº 342, no Centro, o contribuinte deve fazer o agendamento prévio no portal da PBH.
(Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas