Executivos de finanças têm aumento salarial acima da inflação

Cinco em cada dez cargos do segmento de finanças apresentaram aumento salarial superior à inflação, com ganho real salarial em 57% das funções avaliadas no setor. Em contrapartida, 32% das ocupações não apresentaram mudanças de um ano para o outro, enquanto 11% registraram queda no valor do salário. As informações constam no Estudo de Remuneração realizado pela Michael Page, consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup.
Os gerentes de planejamento financeiro e CFOs (Chief Financial Officers), que são os responsáveis pelas operações contábeis e financeiras da empresa, estão entre as ocupações que registraram os maiores aumentos salariais. Dos 47 cargos analisados, os destaques do levantamento foram gerente de planejamento financeiro (52%), diretor financeiro (21%) e diretor de tesouraria (19%). Por outro lado, a função com maior perda salarial foi a de auditor interno (-36%).
O gerente executivo da Michael Page, Lucas Papa, pontua que o aumento de demanda pode ser um dos fatores para o aumento salarial registrado. Ele explica que as posições de diretoria financeira e CFO estarão em alta para alinhar a estratégia ao perfil do executivo.
“Executivos de fusões e aquisições tendem a ter mais procura. Com a vinda de investidores ao País, os executivos financeiros e tributários serão demandados para atuar frente à complexidade fiscal do sistema nacional”, afirma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Perfil de remuneração
Os 10 mil profissionais e empresas do setor de finanças em todo o Brasil consultados para a elaboração do estudo ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. O levantamento procurou entender como os profissionais enxergam a carreira, a posição do empregador no desenvolvimento profissional e outros fatores que podem influenciar o aumento salarial.
A partir dessa consulta, a Michael Page traçou o perfil de remuneração mensal de 1453 cargos em 15 setores (Engenharia e Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing e Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde e Ciências, Finanças, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Propriedade e Construção e Secretarial & Business Support). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).
Ouça a rádio de Minas