Finanças

Real está entre moedas mais desvalorizadas frente ao dólar; veja ranking

Moeda brasileira ocupa a sétima posição entre as que mais perderam valor em 2024, entre 118 países
Real está entre moedas mais desvalorizadas frente ao dólar; veja ranking
Foto: Reprodução Adobe Stock

O real figura entre as moedas mais desvalorizadas em relação ao dólar em 2024. A moeda brasileira apareceu na 7ª posição no ranking mais recente da agência classificadora de risco Austin Rating, com base em dados do Banco Central (BC).

O levantamento inclui 118 países e é liderado por Nigéria, Egito e Sudão do Sul, que obtiveram as maiores taxas de desvalorização no decorrer deste exercício. Entre os países latino-americanos, o peso argentino (na 5ª colocação) e o real (na 7ª colocação) foram os que mais desvalorizaram. 

Ao comparar com a análise anterior, a moeda brasileira avançou duas posições entre as que mais caíram frente ao dólar. O resultado pode ser derivado da queda de 9,5% no ano até o fechamento dos mercados nesta semana.

Ao analisar o contexto dos países que lideram em desvalorização frente ao dólar, o economista e professor dos cursos de Gestão no Centro Universitário UniBH, Fernando Sette Jr, destaca que instabilidades políticas e econômicas internas impactam diretamente na confiança de investidores, e consequentemente, na queda de valor das moedas, como o real. Outros fatores citados pelo economista estão relacionados aos altos índices de inflação, às diretrizes da política monetária, desequilíbrio nas contas externas, além de fatores externos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Movimentações como esta, apontada pelo ranking, nunca vêm provocadas por um único viés. O Brasil conta com demandas econômicas antigas que ainda precisam ser solucionadas, e que se somam a novas dificuldades que partem de dentro e fora do próprio País”, pontua Sette Jr.

Já a moeda norte-americana passa por um bom momento. “As mudanças de sinalizações do governo norte-americano sobre a condução dos juros nos Estados Unidos colaboraram para esse fortalecimento, uma vez que acabou postergando o início do ciclo de cortes de juros pela instituição e, consequentemente, aumentou a discrepância entre as moedas dólar e real”, acrescenta o economista. 

Moedas que mais perderam valor frente ao dólar em 2024

1º Naira (Nigéria) -42,8%

2º Libra (Egito) -35%

3º Libra Sul Sudanesa (Sudão do Sul) -29,9%

4º Ganacedi (Gana) -20,1%

5º Peso Argentino (Argentina) -10,5%

6º Iene (Japão) -10,1%

7º Real (Brasil) -9,5%

8º Lira Turca (Turquia) -8,7%

9º Peso Mexicano (México) -8,1%

10º Franco Suiço (Suiça) -6,8%

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas