Real está entre moedas mais desvalorizadas frente ao dólar; veja ranking
O real figura entre as moedas mais desvalorizadas em relação ao dólar em 2024. A moeda brasileira apareceu na 7ª posição no ranking mais recente da agência classificadora de risco Austin Rating, com base em dados do Banco Central (BC).
O levantamento inclui 118 países e é liderado por Nigéria, Egito e Sudão do Sul, que obtiveram as maiores taxas de desvalorização no decorrer deste exercício. Entre os países latino-americanos, o peso argentino (na 5ª colocação) e o real (na 7ª colocação) foram os que mais desvalorizaram.
Ao comparar com a análise anterior, a moeda brasileira avançou duas posições entre as que mais caíram frente ao dólar. O resultado pode ser derivado da queda de 9,5% no ano até o fechamento dos mercados nesta semana.
Ao analisar o contexto dos países que lideram em desvalorização frente ao dólar, o economista e professor dos cursos de Gestão no Centro Universitário UniBH, Fernando Sette Jr, destaca que instabilidades políticas e econômicas internas impactam diretamente na confiança de investidores, e consequentemente, na queda de valor das moedas, como o real. Outros fatores citados pelo economista estão relacionados aos altos índices de inflação, às diretrizes da política monetária, desequilíbrio nas contas externas, além de fatores externos.
“Movimentações como esta, apontada pelo ranking, nunca vêm provocadas por um único viés. O Brasil conta com demandas econômicas antigas que ainda precisam ser solucionadas, e que se somam a novas dificuldades que partem de dentro e fora do próprio País”, pontua Sette Jr.
Já a moeda norte-americana passa por um bom momento. “As mudanças de sinalizações do governo norte-americano sobre a condução dos juros nos Estados Unidos colaboraram para esse fortalecimento, uma vez que acabou postergando o início do ciclo de cortes de juros pela instituição e, consequentemente, aumentou a discrepância entre as moedas dólar e real”, acrescenta o economista.
Moedas que mais perderam valor frente ao dólar em 2024
1º Naira (Nigéria) -42,8%
2º Libra (Egito) -35%
3º Libra Sul Sudanesa (Sudão do Sul) -29,9%
4º Ganacedi (Gana) -20,1%
5º Peso Argentino (Argentina) -10,5%
6º Iene (Japão) -10,1%
7º Real (Brasil) -9,5%
8º Lira Turca (Turquia) -8,7%
9º Peso Mexicano (México) -8,1%
10º Franco Suiço (Suiça) -6,8%
Ouça a rádio de Minas