Sicredi prevê expansão para equilibrar presença em Minas Gerais

Criada há mais de 120 anos, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do País, projeta um movimento contínuo de expansão em Minas Gerais nos próximos anos. Somente em 2024 serão abertas mais de 70 agências com expectativa de gerar cerca de 500 empregos diretos. O objetivo da cooperativa é equilibrar a presença entre as diversas regiões do Estado e atender todo o território mineiro, revela o presidente da Central Sul/Sudeste da empresa Márcio Port.
Atualmente, o Sicredi está presente em 156 cidades do Estado. Os planos da empresa é estar presente até o final deste ano em mais de 200 municípios mineiros. “Esse movimento de expansão continua em 2025, e, em 2026, a nossa expectativa é estar presente na maior parte dos municípios mineiros”, disse.
O presidente explica que a ampliação atual será mais intensa nas regiões Leste e Noroeste, onde a empresa ainda tem pouca presença física. “Tem região que até agora nós não estávamos e que vamos passar a estar”, diz. Ele completa que a participação no território mineiro proporcionará uma boa capilaridade de atendimento para a empresa. No final do ano passado, o Sicredi chegou a 177 agências em Minas Gerais.
Expectativa de crescimento com agronegócio e empresas de Minas Gerais
Márcio Port ressalta que as expectativas da instituição no Estado são baseadas em negócios com empreendedores nas cidades e na produção do campo. “O Sicredi é muito forte no agronegócio. Também no agronegócio em Minas Gerais, nós temos crescido bastante. Temos buscado atender todas as diversas culturas quando falamos do agro, mas temos uma posição bem grande na pessoa jurídica e no mercado urbano”, afirma.
O crescimento no Brasil esperado pelo presidente da Central Sul/Sudeste é de até 25% em cada ano. Ele destaca que o ritmo de crescimento no Estado é forte, até por ser um território explorado recentemente pela empresa. “Minas Gerais tem uma importância bem grande quando olhamos o Sicredi a nível nacional. Já é um dos estados com maior relevância apesar de ser uma operação recente”, pontua.
A instituição começou a atuar em Minas Gerais em 2018 e detém a sétima posição na participação do desempenho nacional da empresa, atrás apenas de estados com operação mais antiga da cooperativa. O Sicred possui mais de 7,5 milhões de associados no Brasil e está presente nos 26 estados e no Distrito Federal, em 1,9 mil municípios brasileiros.
Ouça a rádio de Minas