Finanças

S&P Global eleva previsão para taxas de juros em nove países emergentes incluindo o Brasil

Previsão da taxa Selic no Brasil foi elevada para 14,75% em 2025. Confira também outros destaques de Finanças
S&P Global eleva previsão para taxas de juros em nove países emergentes incluindo o Brasil
Crédito: Reprodução Freepik

A S&P Global elevou a previsão para as taxas de juros de nove países emergentes, incluindo o Brasil, após atualizar sua projeção para a política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano. No caso brasileiro, a previsão da taxa Selic foi elevada para 14,75% em 2025. A taxa atualmente está em 13,25%. Em média, a agência de classificação de risco aumentou em 50 pontos-base a projeção para os nove mercados emergentes nos próximos dois anos.

Além do Brasil, compõem a lista: Chile, Colômbia, Hungria, México, Peru, Arábia Saudita, África do Sul e Turquia. “O diferencial de juros entre os EUA e a mercados emergentes é essencial para os fluxos de capital, e agora esperamos apenas um corte de juros pelo Fed neste ano”, afirma, notando que os fluxos de capital podem afetar o câmbio e a inflação dos países envolvidos.

Veja, a seguir, outros destaques de Finanças:

Cenário de taxas elevadas

O economista Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central (BC), avalia que juros altos até 2026, que pode dificultar investimentos e pressionar empresas. Segundo ele, os juros elevados devem permanecer em dois dígitos até pelo menos 2026, pressionando o endividamento das empresas e dificultando novos investimentos no setor.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Durante reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Loyola destacou que a conjuntura econômica atual impõe desafios significativos para diversos setores do País, entre eles o da construção civil, agravados por incertezas no cenário internacional e entraves fiscais no Brasil. Loyola destacou que a política econômica e os riscos fiscais do governo norte-americano devem manter os juros internacionais em patamares elevados.

Olimpíada do Tesouro Direto

A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) de 2024 vai premiar os participantes, com a distribuição de recursos diretos para escolas sorteadas entre as instituições presentes nas demais fases. As unidades, duas por estado, escolheram premiações no valor de R$ 100 mil cada.

De acordo com a Agência Brasil, foram 32 unidades contempladas com laboratórios de informática, enquanto 14 escolas receberam kits de robótica, cinco optaram por conjuntos de ciências, além de dois kits de materiais de construção e um de equipamentos para quadra e materiais esportivos. Nas fases anteriores participaram 6.560 escolas, todas públicas.

Dicas da Febraban para o Carnaval

Ajustar os limites do Pix, não fazer operações em maquininhas com visor quebrado e desabilitar temporariamente a opção pagamento por aproximação dos cartões de crédito e débito. Essas são algumas das recomendações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para os foliões que pretendem aproveitar os desfiles dos blocos de Carnaval deste ano, informa a Agência Brasil.

A instituição ressalta que a maioria dos furtos ou golpes acontece em meio às multidões de foliões, com os criminosos se aproveitando das aglomerações e distração de pessoas se divertindo nos blocos. Muitos deles se passando por vendedores ambulantes. Entre as principais recomendações está desabilitar temporariamente o pagamento por aproximação, deixando apenas habilitada a possibilidade de pagamento por inserções dos cartões nas maquininhas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas