Finanças

Cofre inteligente: supermercados mineiros poderão oferecer opção de saque de dinheiro via Pix

A nova solução permitirá que qualquer cliente com chave Pix cadastrada em qualquer instituição financeira possa sacar dinheiro nos supermercados
Cofre inteligente: supermercados mineiros poderão oferecer opção de saque de dinheiro via Pix
Foto: Prosegur Cash / Divulgação

A multinacional Prosegur Cash, que atua no segmento de logística de valores e gestão de numerário e pertence ao Grupo Prosegur está lançando o Cash Today Saque. Trata-se de uma solução tecnológica que funciona como cofre inteligente para que as redes supermercadistas ofereçam aos clientes a opção de saque de dinheiro físico via Pix.

A novidade será apresentada durante a Superminas, realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), nos dias 22, 23 e 24 deste mês. A expectativa é de que cerca de 60 mil pessoas prestigiem o evento no Expominas, em Belo Horizonte. Na última edição, a feira movimentou R$ 2,5 bilhões em negócios.

O novo produto permitirá que qualquer pessoa com chave Pix cadastrada em qualquer instituição financeira possa sacar o dinheiro de maneira rápida, simples e segura.

De acordo com o diretor comercial e de estratégia da Prosegur Cash, Sérgio França, a solução está alinhada com o compromisso da empresa.

“A novidade lançada este ano no Brasil está alinhada ao compromisso global da Prosegur Cash com o desenvolvimento de novos produtos na área de meios de pagamento, em resposta às transformações que o setor e o consumidor final têm vivido nos últimos anos”, afirma.

No estande da Prosegur Cash na Superminas, o público presente terá a oportunidade de sacar dinheiro em espécie e conhecer como o equipamento funciona, inclusive, como solução de back office na gestão financeira de cada loja supermercadista.

França destaca que esse cofre inteligente promete simplificar o acesso da população ao dinheiro em espécie, seja para um maior controle financeiro, seja para melhores oportunidades de negociação de compra.

Cofre inteligente da Prosegur Cash.
Foto: Divulgação Prosegur Cash

Com a iniciativa, a empresa também promove a digitalização do dinheiro físico e a eficiência logística do numerário por meio da reutilização das cédulas em espécie, que seriam depositadas ao longo do horário de funcionamento do supermercado.

“Se antes os cofres inteligentes eram destinados apenas à armazenagem do numerário, agora, com o Cash Today Saque, parte do valor depositado pode ser sacado pelo próprio cliente da loja, auxiliando na gestão de troco ou até mesmo em pagamentos que o varejista precise fazer em espécie”, completa o diretor.

Modelos de cofre inteligente oferecidos pela Prosegur Cash

Atualmente, a Prosegur Cash oferece dois modelos de Cash Today Saque, adaptados às necessidades específicas dos supermercados. O modelo mais robusto tem capacidade para realizar saques de até 240 cédulas, enquanto o totem compacto comporta até 80 notas para retirada.

Além da solução para saque via Pix, a multinacional do Grupo Prosegur possui seis modelos de cofres inteligentes, com capacidades de armazenamento que variam de 1,2 mil cédulas (Micro) a 7,5 mil cédulas (Plus), que seguirão sendo comercializados de acordo com a necessidade de cada estabelecimento comercial.

Independentemente da versão, a companhia se coloca como responsável pela segurança e gestão dos cofres a partir do momento em que o varejista deposita a cédula na máquina. No caso da versão Cash Today Saque, as características de segurança seguem mantidas, com tecnologia para verificação de cédulas suspeitas.

Além disso, os cofres da marca possuem blindagem reforçada, cobertura securitária contra roubo ou furto e depósito do crédito na conta corrente do cliente no mesmo dia, de acordo com a modalidade contratada.

Carteira digital

Outra novidade que será apresentada pela empresa na edição deste ano da Superminas é a carteira digital da companhia, que facilitará a gestão de numerários dentro dos estabelecimentos comerciais, como é o caso dos supermercados.

Na prática, por meio da carteira digital, o cliente consegue realizar o pagamento de contas via boleto bancário ou realizar transações via Pix, sejam pagamentos ou transferências.

De acordo com a Prosegur Cash, a principal vantagem da conta digital nativa da marca será a possibilidade de centralizar a gestão e fluxo de caixa em um mesmo lugar com a segurança de uma empresa consolidada no mercado.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas