Finanças

Tesouro Nacional antecipa lotes de leilões de títulos

Em atuação conjunta com o Banco Central (BC), serão ofertados lotes de 50 mil títulos para cada um dos vencimentos de NTN-B, LFT, LTN, e NTN-F
Tesouro Nacional antecipa lotes de leilões de títulos
Crédito: Reuters/Adriano Machado

São Paulo – A decisão do Tesouro Nacional de informar antecipadamente os lotes a serem ofertados nos leilões da próxima semana é vista por especialistas da renda fixa como uma medida prudencial para evitar adicionar volatilidade aos ativos. O Tesouro Nacional comunicou na sexta-feira (13) que, em atuação conjunta com o Banco Central (BC), ofertará lotes de 50 mil títulos para cada um dos vencimentos de NTN-B, LFT, LTN, e NTN-F nos leilões da próxima terça-feira (17) e da próxima quinta-feira (19).

São volumes mínimos comparados às médias ofertadas em geral nos leilões, frequentemente na casa dos milhões.

O comportamento considerado por muitos analistas como disfuncional da curva de juros nas últimas semanas, com algumas taxas retomando níveis não vistos desde 2016, torna o mercado em dias de leilões de títulos públicos ainda mais sensível às quantidades que o Tesouro oferta, não somente quando os lotes são efetivamente anunciados.

Antes disso, a própria expectativa dos agentes para os volumes por si só já costuma trazer alguma pressão à curva.

O estrategista de renda fixa da Necton Investimentos Fernando Ferez vê a antecipação dos volumes como um sinal de que o Tesouro quer evitar adicionar ruído ao mercado. «A intenção é de avisar antecipadamente que já vai ofertar um lote menor», afirma.

Quanto maior o lote, maior o risco para quem participa do leilão, especialmente nos vértices mais longos.

Na mesma linha, o estrategista de renda fixa da BGC Liquidez Daniel Leal diz que, com o comunicado, o Tesouro “optou por tirar qualquer pressão que ele poderia colocar no mercado”.

Em relação ao anúncio de uma atuação conjunta com o Banco Central, ele explica que as instituições mantêm contato e eventualmente decidindo em conjunto para que as intervenções e/ou ações tenham maiores efeitos. “Não significa necessariamente que o BC vai atuar no cambio, apesar de poder”, pondera.

O Tesouro diz ainda que continuará monitorando as condições de mercado e atuará de forma a assegurar o bom funcionamento do mercado de títulos públicos e de outros ativos relacionados.

Reportagem distribuída pela Estadão Conteúdo

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas