Finanças

Santander anuncia compra total da Toro Investimentos

Banco privado já possuía 62,5% de participação e controle da corretora desde 2021
Santander anuncia compra total da Toro Investimentos
Toro vai disponibilizar produtos e serviços bancários do Santander | Crédito: Divulgação/Toro Investimentos

O Grupo Santander Brasil anunciou, nesta quarta-feira, a aquisição total da corretora on-line Toro Investimentos. O banco já havia assumido o controle da plataforma de investimentos em renda fixa e variável em abril de 2021, numa transação equivalente a 60% das ações da empresa. Em 2022, o Santander aumentou sua participação para 62,5%. Agora, conclui os 100%.

“A operação aproxima de forma definitiva o Santander e a Toro, o que nos permitirá potencializar a oferta em ambas as plataformas, enquanto o cliente continua a poder escolher com qual prefere operar”, afirma a vice-presidente executiva da área de Varejo do Santander Brasil, Vanessa Lobato.

A transação, sujeita à aprovação das autoridades, permitirá, por exemplo, que a Toro ofereça aos clientes do Santander produtos como custódia remunerada (também conhecida como aluguel de ações) e o provedor de liquidez no varejo (RLP, na sigla em inglês), um mecanismo que permite à própria corretora atuar como contraparte em operações de contratos futuros.

Por outro lado, a Toro disponibilizará a seus clientes produtos e serviços bancários do Santander, oferecendo mais opções dentro da plataforma. “Registramos um crescimento acelerado nos últimos anos, e para continuar a ganhar escala será fundamental esse intercâmbio do portfólio de produtos e serviços com o Santander, atingindo novos segmentos enquanto mantemos nossa premissa fundamental de garantir ao investidor liberdade para fazer suas escolhas”, explica o fundador e CEO da Toro Investimentos, Gabriel Kallas.

Primeira corretora digital

Primeira plataforma brasileira a montar uma estrutura completa e autônoma de corretagem de valores digital, a Toro foi criada em 2010, em Belo Horizonte, e em 2018 passou a atuar na intermediação de transações de valores mobiliários.

Com diferenciais tecnológicos e de assessoria financeira, se beneficiou do crescente interesse dos brasileiros pela diversificação de investimentos, em especial em renda variável. É considerada a primeira fintech do País a abrir uma corretora digital plena, lançando em seguida corretagem zero para todos os produtos e cashback em fundos de investimento.

Em 2021, o Santander Brasil adquiriu 60% da Toro, fundindo-a à Pi, plataforma de investimentos do banco com forte atuação em renda fixa, e criando um portal aberto e independente com mais de 2 mil produtos.

Atualmente, a Toro possui 1,3 milhão de clientes, uma alta de 40% em 12 meses, e registra 12 milhões de acessos únicos ao mês em seu site, tendo dobrado o seu tráfego em um ano.

No mesmo período, o volume de ativos sob gestão da corretora cresceu 88%, para R$ 16 bilhões. Desde o seu ingresso no Grupo Santander, há pouco mais de dois anos, a corretora saltou da 12ª para a 5ª posição entre as maiores em volume negociado na B3.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas