Finanças

UFMG oferece auxílio gratuito em serviços contábeis para população de baixa renda

Iniciativa gera experiência para os estudantes, além de ajudar o público-alvo
UFMG oferece auxílio gratuito em serviços contábeis para população de baixa renda
Foto: Vanessa Otoni

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (Naf) da Receita Federal, oferta para a população de baixa renda de Belo Horizonte auxílio gratuito nas questões fiscais e contábeis, em conjunto com as instituições de Ensino Superior no Brasil.

Entre os serviços oferecidos estão a declaração do Imposto de Renda, apoio na regularização de CPF, inscrição para microempreendedor individual (MEI), entre outros.

Somente na capital mineira 15 instituições de ensino promovem auxílio ao público, já no cenário estadual, 57 municípios aplicam a iniciativa.

Na UFMG, a ação é realizada como um projeto de extensão no Departamento de Ciências Contábeis (CIC), com estudantes dos cursos superiores de Administração, Controladoria e Finanças, Ciências Contábeis e Relações Econômicas Internacionais que, ao auxiliar a população, também ampliam os conhecimentos técnico e tributário.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A iniciativa foi implementada pelo professor do Departamento de Ciências Contábeis, João Estevão, com a ajuda de outros professores em 2021, porém, devido à pandemia de covid-19, o projeto passou a atender um número maior de pessoas a partir de agosto de 2023.

Em outubro deste ano, o serviço realizou, em média, 600 atendimentos. Já durante o primeiro semestre de 2024, cerca de 6 mil atendimentos foram feitos, resultado que também foi impulsionado pela alta procura de assistência na declaração do Imposto de Renda, que ocorreu até o dia 31 de maio.

De acordo com um ranking da Receita Federal, o núcleo da UFMG figurou em 1º lugar em Belo Horizonte; 3º lugar em Minas Gerais; e 5º lugar no Brasil em número de atendimentos.

Segundo Estevão, os integrantes da iniciativa, também participam de atividades voluntárias e de campanhas. O professor destaca também o atendimento às populações quilombola e indígena que muitas vezes não tem acesso a serviços desta natureza, e por isso é realizado de forma gratuita.

Para acessar os serviços da iniciativa, é necessário comparecer na sala 2060, no prédio da Faculdade de Ciências Contábeis Econômicas (Face), localizado no campus Pampulha da instituição de ensino, nas terças e sextas-feiras, entre as 14h e 18h.

Saiba mais sobre o atendimento ofertado no vídeo abaixo

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas