Finanças

Conta bancária PJ: 4 perguntas que o MEI deve se fazer antes de abrir uma

Embora possua vantagens, os pequenos empreendedores devem analisar se a transição de modelo traz benefícios
Conta bancária PJ: 4 perguntas que o MEI deve se fazer antes de abrir uma
Foto: Reprodução Adobe Stock

A quantidade de clientes com conta bancária de Pessoa Jurídica, ou conta PJ, aumentou exponencialmente nos últimos anos. Dados do Banco Central mostram que o salto foi de 3,4 milhões para 11,6 milhões entre 2018 e 2023, demonstrando que mais donos de negócios brasileiros estão adotando a prática. Mas é vantajoso abrir uma conta PJ? E para os Microempreendedores Individuais (MEIs)?

O coordenador de Orientação e Educação Financeira do Sebrae Nacional, Augusto Togni, lista algumas vantagens de abrir uma conta PJ:

  • permite ao empreendedor fazer um melhor planejamento financeiro de seu negócio;
  • o uso de ferramentas práticas e essenciais, vinculadas à conta PJ, ajuda na tomada de decisão (por exemplo, o fluxo de caixa, que permite construção de cenários futuros sobre a capacidade de pagamento);
  • permite ter acesso a créditos e financiamentos diferenciados, que podem facilitar a gestão financeira e contábil do empreendimento.

Apesar das vantagens, a gestão dessa conta deve ser feita de forma cuidadosa. Segundo Togni, as contas pessoais e empresariais não devem ser misturadas, uma vez que isso pode colocar obstáculos na administração financeira.

“Pode proporcionar uma visão equivocada quanto à lucratividade e aos principais indicadores de desempenho financeiros”, salienta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ainda segundo Togni, os MEIs também podem desfrutar dos benefícios, pois “ter uma conta PJ permite ao MEI saber se o negócio dele está dando certo e está ‘no azul’. Facilita a gestão de gastos, proporcionando mais agilidade nos controles contábeis”.

Togni ainda destaca quatro questionamentos que os MEIs devem fazer antes de abrir uma conta PJ.

São eles:

  • Os documentos necessários para abrir a conta PJ estão atualizados e podem ser aprovados por uma instituição bancária?
  • O custo para manter a conta e os benefícios ofertados são vantajosos para o MEI que deseja virar PJ?
  • As transações realizadas na conta e seu movimento serão significativos a ponto de exigir um controle mais exigente sobre as interações?

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas