Você está preparado para o mercado de ações?

2023 está começando. É um período em que renovamos as metas e, tenho certeza, a questão financeira está neste contexto. Geralmente, para quem não tem uma visão completa do mercado de ações, o classifica como aposta, deixando de fazer uma análise mais aprofundada, pois são nas recessões do mercado que se encontram as melhores oportunidades.
Quero muito que você tenha sucesso no mercado de ações, então é importante estar atento a estas orientações, veja se tem sentido para você. Antes de investir, estude!!! Entenda como funciona a volatilidade do mercado, a responsabilidade final sobre o investimento deve ser sempre sua. Analise no detalhe a “lâmina” dos fundos e peça para conversar com o gestor para ficar confortável com a sua estratégia. Tem muita gente que analisa a compra de um carro melhor do que as decisões de investimentos. Importante também medir o seu nível de resiliência. Compre R$ 1.000,00 de uma determinada ação e espere ela cair. Se você não conseguir dormir, investimento em ações não é para você!!!
Se realmente resolver investir, acompanhe as ações mensalmente. Existem oportunidades nas oscilações do mercado, assim o foco não é no tempo, mas nas oportunidades. Priorize poucas ações, o investidor Warren Buffet (terceiro homem mais rico do mundo) investe, em média, em 11 ações, e não investe em segmentos que não conhece. Sim, compra de ações que pagam dividendos é uma decisão acertada, indiferente da volatilidade das ações, o investidor recebe o pagamento de “Dividend yeld”. Verifique com a sua corretora, cada uma possui uma “carteira” de ações pagadoras de dividendos.
Não “case” com as ações, elas não sabem que você existe, sempre é um amor platônico. Assim, “venda” rápido se for o caso, o primeiro prejuízo é sempre o “melhor” prejuízo. Opções, derivativos, aluguéis de ações e venda a descoberto, há não ser que você seja um profissional do mercado financeiro, não aplique nestes instrumentos ou espere para ter um maior conhecimento do mercado para investir dessa forma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Tenha paciência, espere as ações caírem, mas entenda que nunca vai acertar o “fundo do poço”, mas é possível fazer um bom lucro quando elas subirem, e estamos falando de 2024 e 2025. O dinheiro que você precisa para pagar as contas da sua casa não é o dinheiro para investir em ações, depois que fizer a sua reserva financeira, selecione 10% dela e comece a investir, o mercado de ações é arriscado, a preservação do patrimônio é fundamental.
Não espere recuperar o prejuízo com a mesma ação que perdeu. Se está pescando e o peixe escapa, você não vai atrás do mesmo peixe, certo? Então por que com as ações seria diferente? E, principalmente, não brigue com o mercado, siga as tendências (seja para compra ou venda), você não consegue mudar a direção das ondas do mar, no efeito manada é a mesma coisa. Não se iluda com os “Homebrokers” bonitos, seu objetivo não é “estar” no mercado, mas é ter “lucro” no mercado. Entenda seus sentimentos com relação ao dinheiro, o mercado será o que você quiser.
Será um ano desafiador, estamos ainda sendo impactados na economia pelas consequências do Covid-19 e pela guerra da Rússia e Ucrânia. São nestes períodos que se encontram as maiores oportunidades, basicamente, você tem que responder a três perguntas: Quando comprar, quando vender e quando não fazer nada. O mercado de ações está aberto a todo mundo, mas não quer dizer que seja para qualquer um. Esteja preparado.
Ouça a rádio de Minas