Franquias

ABF e governo de Minas apresentam acordo para fortalecer o setor de franquias

Acordo busca aprimorar o ambiente de negócios e fortalecer o relacionamento entre franqueadoras, franqueados, fornecedores e governo
ABF e governo de Minas apresentam acordo para fortalecer o setor de franquias
Foto: Lucas Bordiao

O Acordo de Cooperação Técnica entre a ABF e o governo de Minas Gerais, assinado em dezembro do ano passado, foi apresentado nesta sexta-feira (14) ao setor de franquias durante o Encontro Regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – Minas, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

“Eu me sinto confortável neste ambiente porque venho de uma família envolvida com franquias há mais de 100 anos, e sei da importância desse setor na geração de empregos e no desenvolvimento econômico, o que tem sido uma grande bandeira da minha gestão”, afirmou o governador de Minas Romeu Zema.

Segundo a secretária Mila Corrêa da Costa, “a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) tem trabalhado para criar um ambiente de negócios favorável para quem quer empreender no Estado”.

De acordo com o diretor regional da ABF Minas, Antônio Bortoleto, o grande objetivo do acordo é fomentar o setor aprimorando o ambiente de negócios e fortalecer o relacionamento entre franqueadoras, franqueados, fornecedores e governo.

“A partir desse momento, começamos o nosso grupo de trabalho com algumas pautas já específicas e estamos coletando as demandas do setor. Por isso o evento de hoje não foi só para associados, mas para todos que querem participar do ecossistema do franchising, dando opiniões e levantando questões específicas de entraves que existam para entrar no Estado ou para ser um franqueador. Esse é o momento de ter todas as informações para municiar o nosso grupo de trabalho”, destaca Antônio Bortoletto. 

Segundo o vice-presidente da ABF, Décio Pecin, a partir de agora a cadeia produtiva se aproxima do poder público e eles poderão colocar facilitações para que franqueadoras e franqueados tenham melhores condições para investir em Minas. 

“Quando vejo um estado pujante, que pensa em políticas de estado e não só de governo, é muito bom. O franchising é muito importante para a economia. Esse acordo pioneiro vem para conseguirmos avançar na geração de empregos, impostos e na prosperidade de Minas Gerais. Esse é um acordo histórico, o primeiro entre a ABF e um estado, e vai servir de modelo para outros acordos com outros estados, entendendo que o franchising é o empreendedorismo assistido com riscos minimizados, capaz de criar empregos e transmitir conhecimentos sobre gestão”, explica Pecin. 

Dados da ABF demonstram que Minas Gerais registrou crescimento de 12,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Enquanto no Brasil, o setor alcançou o crescimento de 13,5%, em igual período.

Os segmentos que mais cresceram em faturamento no Estado foram:

  • Entretenimento e lazer, com 22,6%;
  • Alimentação – Food Service, com 22,2%;
  • Casa e Construção, com 21,2%.

Em número de operações, Minas cresceu quase o dobro da média nacional, com 1,7% e 0,9%, respectivamente, em igual período. Assim, o Estado é responsável por 9% do total de operações existentes no País. Já no número de empregos diretos, Minas não registrou crescimento e o Brasil cresceu 1% na comparação com 2023.

franquias reuniao governo de minas
Foto: Lucas Bordiao

Para o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Leonardo Bortoletto, o acordo permite que o Estado compreenda melhor a importância e as dificuldades do setor de franquias e atue sobre essas demandas, desburocratizando a chegada das marcas e o desenvolvimento do modelo de franquias para a expansão das marcas mineiras. 

“Ao fazermos esse acordo, teremos as informações para gerar os melhores resultados. Temos que alinhar os nossos objetivos para produzir mais em menos tempo, por isso convoco o setor a participar. O governo já entendeu o poder do franchising. Então, precisamos ser assertivos. Se falta mão de obra,  vamos ao ‘Trilhas de Futuro’. Se é burocracia o problema, vamos às secretarias para destravar. São 853 municípios, portanto, no mínimo, 853 oportunidades no Estado. O que o governo pode fazer vai muito além da questão dos impostos na criação de um ambiente de negócios. Vamos trazer as prefeituras para a mesa porque as expansões se dão, muitas vezes, por regiões e o empenho dos municípios é fundamental”, avalia Leonardo Bortoletto. 

Para o secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, o acordo é uma ferramenta para trazer investimentos e criar emprego e renda em Minas Gerais através do sistema de franquias.

“Estamos muito felizes em assinar esse acordo e podermos apoiar o setor de franquias, que é tão importante para Minas e o Brasil inteiro. Vamos trabalhar com todo o ecossistema para trazer mais emprego e renda para o Estado. Esse é um trabalho em várias frentes. Primeiro, vamos entender o que as franquias que já estão em Minas precisam e o que as que não estão aqui exigem para vir. E óbvio, atender as marcas mineiras que queiram se tornar uma franquia. Vamos fazer treinamentos com cursos técnicos para quem vai trabalhar no setor e mais especializados para quem quer ser franqueador”, afirma Araújo. 

O acordo ainda é visto, pela diretora executiva da ABF, Caroline Graciani, como uma oportunidade para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino em Minas a partir do modelo de franquias.

“Hoje, 29% das franqueadoras são comandadas por mulheres, mas isso ainda é pouco diante da força do empreendedorismo feminino no Brasil e do número de mulheres que trabalham no setor, mas sub representadas nos postos de gestão. Então essa é uma pauta que estará sobre a mesa do grupo de trabalho com o objetivo de fomentarmos a presença das mulheres no setor em Minas”, completa Caroline Graciani.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas