Franquias

Franchising está presente em 69% dos munícipios brasileiros

Dentre as novidades do evento, destaque para franquias de eletropostos, chocolate sem açúcar, gestão de pessoas, projetos luminotécnicos, adega de vinhos autônoma, entre outras
Franchising está presente em 69% dos munícipios brasileiros
O evento trouxe mais de 420 marcas expositoras, sendo 115 estreantes e contou com uma visitação de cerca de 60 mil pessoas | Foto: Divulgação ALBU

O franchising está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro. O setor agora está presente em 69% dos mais de 5 mil munícipios do País, segundo dados inéditos divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) na abertura da maior feira de franquias do mundo. Este modelo de negócio, que cresceu 13,5% em 2024 e 8,9% no 1º trimestre deste ano, também chegou a vários mercados e nichos e conta com uma diversidade de formatos e valores de investimento.

A busca por conhecimento e preparação para investir com consciência na atividade foi outro ponto importante da 32ª edição da ABF Franchising Expo, que ocorreu de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento trouxe mais de 420 marcas expositoras, sendo 115 estreantes, com uma visitação de cerca de 60 mil pessoas, atingindo as expectativas dos organizadores e com o aumento de 10% no espaço de exposição10%, chegando a cerca de 34 mil metros quadrados.

De acordo com informações da ABF, o perfil da feira é muito variado, desde empresários com outros negócios, multifranqueados, aposentados, profissionais em busca de mudança de vida, jovens, pessoas que avaliam ingressar no setor, dentre outros.

“Mais uma vez, a feira mostra a força coletiva do franchising. Um modelo de negócio que se caracteriza pela colaboração entre um empresário mais experiente, o franqueador e um operador local, o franqueado, com o suporte de uma rede de fornecedores, consultores e outros parceiros”, diz o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Ele acrescenta que outro ponto forte do evento foi a capacitação em franchising. “Somando os participantes da Arena do Conhecimento e do ABF Summit lançado neste ano, capacitamos mais de 3 mil pessoas nos fundamentos e melhores práticas do setor. Dessa forma, reforçamos ainda mais o papel da ABF no fortalecimento do nosso mercado e no fomento de um franchising íntegro baseado em conhecimento, compartilhamento de experiências e estratégias de sucesso”, diz.

Durante a ABF Franchising Expo foi lançado o Guia Oficial de Franquias 2025/2026, com o passo a passo para se comprar uma franquia, sendo que outras iniciativas da entidade de capacitação continuam ativos: Portal ABF Sebrae, ABF Academy, Curso Entendendo o Franchising, Guia Rápido de Microfranquias, MBA ABF FIA em Franchising, dentre outros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas