Fios de Minas: franquia de massas congeladas projeta 60 novas unidades até o fim do ano

A rede mineira de franquias de massas artesanais congeladas Fios de Minas planeja alcançar a marca de 100 operações até o final de 2025. Atualmente a empresa que tem planta fabril em Passos, no Sul de Minas, conta com 37 unidades distribuídas por São Paulo, seu principal mercado, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.
A expansão da marca é reflexo de uma tendência mais ampla no mercado de alimentos congelados, que tem se mostrado resiliente e adaptável às mudanças no comportamento do consumidor. A dinâmica do mercado de alimentos no Brasil tem sido profundamente influenciada pelo cenário inflacionário, levando o consumidor a buscar alternativas que equilibrem praticidade e economia.
Neste contexto, as refeições prontas congeladas ganham destaque e as franquias especializadas neste segmento se apresentam como uma oportunidade atrativa para quem deseja empreender no setor alimentício.
“Das nossas 37 unidades, apenas três franqueados possuem loja física. Isso ocorre porque os demais trabalham de casa, focando em delivery, indo ao encontro do cliente, ou participando de feiras, reuniões de condomínios e outros eventos onde podem demonstrar os produtos. Essa flexibilidade facilita nossa expansão, já que quem deseja trabalhar com a marca como distribuidor não precisa de equipamentos, espaço físico ou aluguel“, detalha o diretor de Expansão da Fios de Minas, Carlos Pavan.
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Ele explica que, para crescer com a métrica de expansão, a empresa tem a incumbência de negociar diretamente com um franqueado a cada 200 mil habitantes. Já no caso de cidades menores, apenas um franqueado é estabelecido por município, de acordo com a metrificação.

A Fios de Minas tem 11 anos de história e desde o início utiliza insumos da região da Serra da Canastra. O chef Alessandro Francklim Gotelip decidiu unir a paixão pela gastronomia italiana com o toque e sabor de ingredientes típicos da região mineira e, assim, criou várias linhas de produtos que passam por um período de maturação antes de possíveis expansões para outras regiões.
Confira os produtos oferecidos pela Fios de Minas:
- Linha Prática com embalagens lasanha (500g) e gnocchi (500g);
- Linha Gourmet com embalagens de agnolloti (400g), cannelloni (400g), gnocchi (500g), lasanhas (1 kg), ravioli (250g), rondelli (500g);
- Linha de Molhos com embalagens de molho bechamel (500g), bechamel com gorgonzola (500g), molho sugo di pomodoro (500g) e molho pesto (160g);
- Linha Antepastos com embalagens de antepasto de berinjela (200g), antepasto de confit de tomate (200g), antepasto de sardela (180g), coalhada seca (200g);
- Linha de Pães: pão Italiano com ou sem azeitonas, além de foccacia.







61% dos brasileiros compram alimentos congelados
Dados da Kantar Worldpanel revelam que 61% da população brasileira adquire alimentos congelados, e 20% deste grupo consome esses produtos com frequência, mostrando o potencial de crescimento do mercado de alimentos congelados e, consequentemente, das franquias.
Pavan pontua que a única taxa para se tornar um franqueado da Fios de Minas é de R$ 15 mil. “Entregamos todo o know how como manuais de implantação, operação e gestão, treinamentos diversos, incluindo o treinamento comercial. Também nossa equipe de marketing fornece materiais semanalmente para que sejam utilizados nas redes sociais tais como fotos, vídeos e o texto para postagem”, diz.
Ele ainda pontua que o modelo de negócio não realiza cobranças mensais. “Não cobramos royalties e nem fundo de propaganda, assim sendo, todo o lucro fica com o franqueado. Mesmo assim fornecemos treinamentos constantes no intuito de aumentar o faturamento”, explica.
Ganhos com franquia podem superar R$ 25 mil mensais
Os franqueados podem optar por operacionalizar o negócio em dois formatos: tempo parcial ou tempo integral, com faturamento estimado entre R$ 10 mil e R$ 16 mil mensais para operações em domicílio. Contudo, segundo o diretor de Expansão da Fios de Minas, o faturamento mensal pode ultrapassar R$ 25 mil para lojas físicas.





A margem de lucro varia de 25% a 30%, impulsionada pela competitividade de preços em produtos artesanais. Pavan acrescenta que, a aquisição da franquia inclui um estoque de aproximadamente R$ 4.100 em produtos como bonificação. Para lojas físicas o investimento inicial é de aproximadamente R$ 30 mil, incluindo taxa de franquia e adequação do ponto comercial.
“Nossa ideia é de negócio em modelo home tem a intenção de levar uma renda extra ou extraordinária, difundindo a marca com o menor custo possível para nossos parceiros. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode empreender de casa e, se desejar, posteriormente migrar para um loja física, a medida que tenha uma carteira de cliente, para garantir os custos fixos que vão surgir”, conclui o diretor.
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