Franquias

Mineira JAH Açaí abre loja na Alemanha e projeta mais quatro unidades no exterior

Países como Portugal, Holanda e Estados Unidos estão entre os possíveis novos mercados a receberem uma franquia da marca
Mineira JAH Açaí abre loja na Alemanha e projeta mais quatro unidades no exterior
Foto: Isabela Boeachat

A rede mineira JAH Açaí, Sorvetes e Picolés inaugura a primeira loja da marca fora do Brasil, na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Essa nova unidade representa o início do plano de expansão internacional da empresa, que projeta encerrar o ano com três a cinco operações no exterior, com foco, inicialmente, em países da Europa.

O co-fundador e CEO da rede JAH, Rafael Corte, relata que a chegada ao mercado europeu é o resultado final de um planejamento desenvolvido ao longo de três anos. Nesse período, a empresa realizou estudos sobre o comportamento do consumidor, posicionamento de players globais e as especificidades logísticas, operacionais e culturais da região.

Além disso, a rede fechou uma parceria com um empresário em Portugal, que contribuirá para a produção do açaí comercializado na Europa, para não onerar o franqueado com os custos de exportações. “Portanto, pelo menos neste ano, nós devemos seguir exclusivamente com esse parceiro em Portugal, mas já estamos estudando o desenvolvimento de nossas fábricas para internalizar e atender o resto do mundo”, completa.

O trabalho resultou em uma operação robusta, que inclui estrutura local, fornecedores homologados e suporte multilíngue para garantir rentabilidade ao novo franqueado da marca.

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Expansão do JAH no mercado internacional

Unidade do JAH Açaí em Düsseldorf, na Alemanha.
Foto: Isabela Boeachat

O empresário acrescenta que a rede já possui marcas registradas na Europa e nos Estados Unidos. Ele também afirma que a franqueadora está avaliando a possibilidade de uma expansão no mercado alemão e também para Portugal, Holanda e Estados Unidos. Além disso, algumas pessoas demonstraram interesse em levar operações da rede para outros países como Japão, Nova Zelândia e Austrália.

A escolha da Alemanha para dar o primeiro passo dessa nova jornada global foi motivada pelo fato do mercado alemão ser um dos mais exigentes da Europa, oferecendo um ambiente desafiador e, portanto, estratégico. Rafael Corte ressalta a importância de conhecer o público local para atender tanto os alemães quanto a comunidade de brasileiros que vivem no país.

Ele acredita que se a empresa conseguir atuar com sucesso no novo país, ela será capaz de escalar essa operação em diversos outros mercados com maior segurança e eficiência. “Após um processo cauteloso de escuta, estudo e planejamento, estamos finalmente prontos para essa expansão internacional”, diz.

O CEO do JAH Açaí lembra que a rede chegou a estudar a possibilidade de abrir as primeiras operações em Portugal e nos Estados Unidos no ano passado. No entanto, o projeto acabou sendo descontinuado, devido a diversos fatores que dificultaram a implementação desse projeto.

“Afinal, não é só abrir lojas, é preciso garantir que elas performem bem; e nós achávamos que ainda não estávamos preparados para dar esse suporte”, explica.

O co-fundador e head de expansão do JAH Açaí, Diego Dutra, destaca que a marca já possui alguns consumidores brasileiros que moram na Austrália, além de em outros países na Europa. Segundo ele, esse público sempre procurou uma unidade da rede durante as férias. “Por isso, a partir de agora, damos este passo rumo a novos horizontes”, afirma.

Dutra ressalta que o açaí é um produto extremamente atraente e versátil para trabalhar, chamando atenção como oportunidade comercial. “Acredito que os franqueados, até mesmo estrangeiros, vejam no açaí o mesmo potencial visto por nós anos atrás”, acrescenta.

Já Rafael Corte explica que já é algo esperado que uma marca brasileira se destaque no mercado global de açaí, uma vez que a fruta só é encontrada no País. “Na minha visão, espera-se que uma grande marca global venha do Brasil. Por isso, nós estamos nos preparando para fazer dar certo desde o primeiro movimento”, completa.

Desafios para ao JAH Açaí no mercado alemão

Foto: JAH / Divulgação

Dentre as principais dificuldades enfrentadas, o CEO da rede mineira destaca o fato dos custos de uma unidade na Alemanha serem em euro, o que encarece a manutenção da operação. Além disso, ele explica que o público ainda não está totalmente familiarizado com o modelo self-service, adotado pela marca; dentre outros desafios culturais a serem superados.

No entanto, o JAH Açaí vem apresentando resultados positivos no novo país, principalmente, entre os consumidores mais jovens, que têm aprovado o modelo de atendimento da rede. Outra vantagem, é que a empresa tem trabalhado com tíquete médio abaixo dos concorrentes, além de conquistar diferentes públicos no mercado.

Corte ainda avalia que a adição de novos produtos, como sorvetes de frutas brasileiras, poderá ser uma estratégia importante para manter esse bom desempenho no mercado europeu. O empresário pontua que, diferente do que ocorre no Brasil, o açaí tende a ser um produto com valor mais elevado se comparado com o sorvete, por se tratar de um produto premium na Europa.

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