Mineira Rahra projeta 100 franquias e liderança no mercado de semijoias em Minas Gerais

A mineira Rahra Semijoias planeja alcançar a marca de 500 franquias em operação no Brasil, sendo cerca de 100 unidades em Minas Gerais, ao longo dos próximos três anos. A empresa sediada em Pouso Alegre, na região Sul do Estado, projeta conquistar a liderança do mercado mineiro de semijoias e acessórios no curto e médio prazo.
O modelo de negócio adotado pela rede busca atuar por meio da estratégia de omnichannel, reunindo diferentes canais de vendas, como lojas próprias, franquias, e-commerce e até venda direta via revendedores. Inclusive, o CEO da Rahra, Jonathas Coelho, lembra que a empresa nasceu, há 35 anos, com sua mãe vendendo produtos de porta em porta.
Atualmente são 67 operações distribuídas por seis estados brasileiros, com destaque para Minas Gerais, que concentra 46% das lojas da marca, com 30 unidades presentes em 19 cidades mineiras. Além disso, o centro de distribuição (CD) e o centro administrativo da empresa estão localizados em Pouso Alegre.
A varejista já está bem consolidada na região Sul de Minas Gerais e está expandindo para outras áreas do Estado. Coelho relata que a Rahra já vem ampliando as operações em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Central de Minas. O plano de expansão da marca contempla ainda o Triângulo Mineiro, Zona da Mata, região Norte de Minas, Vale do Rio Doce e Vale do Aço.
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Dentre os municípios no radar da empresa, estão:
- Belo Horizonte;
- Divinópolis;
- Varginha;
- Santa Rita;
- Uberlândia;
- Uberaba;
- Montes Claros;
- Juiz de Fora;
- Ipatinga;
- Governador Valadares.
O empresário destaca as oportunidades que o Minas oferece, por se tratar de uma região muito heterogênea e diversificada. “É um Estado que abraça as características do Brasil inteiro e que faz divisa com diversas culturas. Ele é um país dentro do País, portanto, vencer em Minas é quase uma garantia de vencer no restante do Brasil”, declara.
Expansão nacional da Rahra

Além da meta de expandir o número de unidades em 2025, a empresa também projeta multiplicar por dez o faturamento anual, registrando aproximadamente R$ 500 milhões até 2028.
A Rahra planeja ainda a abertura de lojas próprias em grandes capitais brasileiras, Recife, Maceió e Aracaju, além de cidades no interior paulista, com destaque para a região do Vale do Paraíba.
Um dos grandes diferenciais da franqueadora, segundo Coelho, é a facilidade de operar com alta performance em cidades pequenas, com menos de 30 mil habitantes. O CEO da empresa explica que a marca reúne algumas informações sobre a região e transfere para uma inteligência artificial (IA) auxiliar no cruzamento de dados para a tomada de decisão do melhor lugar para abrir uma nova unidade.
“Essa IA reúne todos os perfis de cidades onde nós já temos lojas e traça um modelo de negócio mais adequado para a cidade que o nosso franqueado deseja abrir uma unidade”, completa.
Todo esse trabalho faz com que a marca chegue primeiro em municípios menores, tornando-a, de forma rápida e prática, uma referência no setor para os moradores de cidades pequenas. Portanto, o modelo de negócio empregado pela rede mineira de franquias não se limita a cidades maiores, com mais de 100 mil habitantes.
Perfil de franqueado

Quanto ao perfil de franqueado, Coelho esclarece que a principal característica demandada pela empresa é a sinergia com os propósitos da marca, indo além de um simples parceiro investidor. Ele ressalta também que a ideia da Rahra é impulsionar o empoderamento e a autoestima feminina por meio do empreendedorismo. Quem deseja fazer parte da rede precisa estar alinhado com estes objetivos.
O dirigente garante que se o candidato possuir alguma experiência no setor varejista, já é um avanço. No entanto, ele ressalta que o modelo de franquia está baseado na ideia de transferência de conhecimento, portanto, até mesmo uma pessoa sem nenhuma experiência poderá ser capacitada pela franqueadora para operar uma unidade da marca.
“Desde que surgiu, lá nos anos 1980, a Rahra sempre teve o propósito de expansão, dando oportunidade para quem quisesse fazer parte do negócio. O nosso propósito é oferecer o apoio necessário para que um franqueado sem experiência possa se tornar um empreendedor de sucesso”, afirma.
O suporte ao franqueado é um dos pilares do negócio: inclui a Universidade Rahra (plataforma de capacitação e gestão), gerente de implementação com acompanhamento contínuo, assessoria de marketing e modelo de gestão compartilhada.
O investimento necessário para iniciar uma operação da marca é de R$ 150 mil para o modelo de lojas e R$ 75 mil para quiosques, além de uma taxa de franquia no valor de R$ 40 mil. Coelho ressalta que o faturamento pode variar conforme o modelo e a localização da unidade, com uma média de R$ 70 mil por mês em lojas de rua.
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