Franquias

Mulheres são maioria no segmento de franquias

Apesar do aumento da presença feminina, homens ainda ocupam a maioria dos cargos de chefia
Mulheres são maioria no segmento de franquias
Foto: Reprodução Freepik

A cada dez pessoas que atuam em franquias, seis são mulheres. Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que a participação feminina no segmento é de 57%. Este valor representa um crescimento de 11 pontos percentuais, em relação à 2015.

Neste mesmo período, as mulheres também passaram a ser maioria nos postos de trabalho nas operações franqueadas, subindo de 48% para 51%. A pesquisa notou ainda um crescimento da presença feminina nos cargos de liderança, passando de 19% para 29%.

Além disso, houve uma queda de 22% para 7% no total de mulheres que trabalham nas franqueadoras e têm algum vínculo familiar com os sócios.

A gerente de empreendedorismo feminino do Sebrae, Geórgia Nunes, comenta que este crescimento da participação das mulheres em franquias reflete a importância da liderança feminina no cenário do empreendedorismo no Brasil

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“Apesar dessa expansão, é importante salientar que as mulheres ainda enfrentam desafios adicionais na hora de empreender. Trata-se de obstáculos como sobrecarga de trabalho doméstico e preconceitos no mercado de trabalho, sobretudo nos setores ligados à tecnologia e à inovação”, ressalta.

Ela ainda explica o macro cenário do setor em que nas franquias, os processos, a marca e os padrões de produtos e serviços já vêm estabelecidos pela franqueadora e já são conhecidos pelos clientes. 

“Isso acelera a inserção do novo negócio no mercado. Assim, as franqueadas já nascem inseridas em uma rede de trocas, diminuindo a curva de aprendizagem”, completa.

A presença feminina neste espaço pode ser explicada pela busca ao empreendedorismo por parte das mulheres e um nível de escolaridade maior. É o que explica a analista de Competitividade do Sebrae, Karen Sitta.

“Para muitas empreendedoras, a franquia é a porta para o acesso ao empreendedorismo, ou seja, da conquista do próprio negócio. As franquias já chegam como um modelo que traz estrutura e organização para quem ainda não empreendeu”, declara.

O outro fator apontado é a maior escolaridade das mulheres que estão levando mais empreendedoras para este segmento. 

“Existe um movimento de crescimento de mulheres com ensino superior no empreendedorismo, o que pode indicar maior preparo formal para gerenciar seu próprio negócio ou, ainda, uma escolha devido às barreiras que elas conhecidamente enfrentam no mercado de trabalho”, diz.

Liderança feminina ainda exige melhorias

O estudo da ABF também avaliou o percentual de franquias que buscam ampliar o espaço para o público feminino na liderança. O resultado demonstra que este número mais que dobrou. Em 2015, essas empresas representavam 29% do universo de franquias, saltando para 63% neste ano. 

Nesse aspecto, foi descoberto que metade das empresas franqueadoras, um percentual de 50,1%, afirma que promove ações voltadas à diversidade de gênero em cargos de liderança, contra os 7,2%, em 2015.

A gerente de empreendedorismo feminino do Sebrae, Geórgia Nunes, aponta que o que deve ser feito para que as mulheres também sejam maioria nos cargos de chefia é, em primeiro lugar, tomar consciência sobre os obstáculos culturais que as mulheres enfrentam na hora de empreender. 

“Em segundo lugar, agir deliberadamente como indivíduos e sociedade para removê-los. No nível empresarial das franquias, pode-se atuar com políticas de diversidade e inclusão, as quais não só levarão mais mulheres aos cargos de chefia, mas também resultarão em mais inovação, já que a diversidade de pessoas e, consequentemente, de ideias, é a mãe da inovação”, afirma.

Veja 3 dicas para investir no segmento 

A analista de Competitividade do Sebrae, Karen Sitta, elencou três dicas para as mulheres que estão pensando em investir em franquias:

  • Autoanálise: avalie o que gosta de fazer, capacidade financeira disponível, segmento de preferência. Conheça também os formatos de franquias existentes e a disponibilidade de mercado na sua região.
  • Saúde financeira da franquia: descubra se o modelo de negócio foi testado, se ele apresenta uma tendência de mercado, modismo ou já está consolidado. 
  • Troca de experiências: conheça e converse com outros franqueados. Conheça outras franquias e compare pelo menos três marcas. Procure ajuda de especialistas e busque orientação.

(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)

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